Primeiros EQ de produção em massa são da Smart

A marca de citadinos fica responsável pelo arranque da comercialização dos modelos 100% elétricos de série da nova submarca ‘EQ’ do Grupo Daimler. A estreia será feita pelos Smart EQ Edition Nightsky, que vão estar presentes no Salão de Genebra

A mobilidade elétrica é uma das grandes apostas do Grupo Daimler para o futuro, tendo para tal sido criada uma submarca dedicada a estas novas motorizações. E chega agora o momento dela estar disponível no mercado, com a estreia dos Smart EQ Edition Nightsky. Como apenas em 2019 que vão estar disponíveis os modelos da Mercedes com estas características, acaba por ser a marca dedicada aos citadinos que assume a estreia desta importante revolução. Além destes modelos, a marca desvendou ainda mais três novidades, onde se destaca o arranque do projeto para car-sharing entre particulares, após ter sido concluída com êxito a fase de testes desta tecnologia.

Os Smart EQ Edition Nightsky vão ser disponibilizados nas carroçarias ForTwo e ForFour e poder ser encontrados igualmente na variante cabrio. Para se distinguirem da restante oferta, estes modelos vão já incluir, tanto no exterior como no habitáculo, uma combinação entre preto e azul, este último tom a ser o escolhido para os acabamentos e como forma de assinalar as tecnologias e produtos da submarca. Além disso, também se pode ver já nas fotos que vários logos alusivos a esta sigla que assinala os veículos elétricos podem ser encontrados nos Smart EQ Edition Nightsky. Tendo em conta que não existem informações relativas às motorizações, espera-se que não existam diferenças em relação aos atuais Smart Eletric Drive de 82cv, mas esta utilização da designação EQ poderá servir de antevisão ao futuro da marca, já que a partir de 2020 a intenção é comercializar apenas modelos elétricos.

Outro dos destaques vai para o anúncio do lançamento comercial do ‘Ready to Share’, o modelo de car-sharing entre particulares da smart. O sistema será implementado em primeiro lugar na Alemanha, França e Itália, e comprova o sucesso da fase de testes realizada em diversas cidades germânicas. Mas esta nova forma de mobilidade vai obrigar a marca a introduzir novo hardware nos automóveis, pelo que as primeiras unidades já com estes equipamentos e preparadas para o ‘Ready to Share’ vão chegar aos concessionários apenas em junho.

A smart revelou ainda uma nova aplicação, designada “Smart EQ Control”. Como o próprio nome indica, ela está dedicada aos proprietários de veículos elétricos, que a podem utilizar para o pré-aquecimento do automóvel e saber informações importantes sobre o estado da sua viatura de emissões 0. Além disso, esta aplicação poderá ser muito útil a modelos como os Smart EQ Edition Nightsky, pois está preparada para descobrir os postos de carregamento mais próximos do veículo e ajudar no pagamento dos carregamentos. A última novidade da marca para o Salão de Genebra é um novo carregador a 22kW, que permite o carregamento trifásico em postos públicos mas também nas Wallbox domésticas e vai garantir que a carga das baterias passa de 10% para 80% em menos de 40 minutos. O seu custo será de 840€ na Alemanha, não sendo ainda conhecidos os preços para solo nacional.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.