Publicidade Continue a leitura a seguir

Este SUV é o novo Maybach. E estivemos lá dentro

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estivemos dentro do Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury. Mas, o processo não foi assim tão simples. À entrada, fomos obrigados a entregar os telemóveis e todos os dispositivos equipados com câmara, pois não era permitido tirar fotos. Assim começou a nossa visita ao ateliê de Design da Daimler em Sindelfingen, perto de Estugarda.

A ideia era participar numa aprofundada sessão de esclarecimento sobre os traços de identidade estilística de cada uma das quatro submarcas Mercedes: Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Mercedes-Benz e Mercedes-EQ.

Em várias salas, decoradas consoante os padrões estéticos de cada uma destas submarcas, encontrámos um carro de importância central para aquilo que é e vai ser o grande emblema da estrela.

Mas, vale a pena centrar a atenção no carro mais marcante da ocasião: o Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury, o concept apresentado no último salão de Pequim.

“Uma espécie de SUV com cauda, de 5,26 m de comprimento, cujo modelo final terá como base a próxima geração do Mercedes GLS e defrontará no mercado o Rolls Royce Cullinan e o Bentley Bentayga”. Estamos na classe dos colossos da opulência. Poucas são as esperanças de que aquele óculo traseiro dividido, com um suave friso cromado vertical, que acende a vermelho como terceira luz de stop, chegue ao produto final. Até a própria cauda corre o risco de ser abandonada no complexo caminho dos holofotes para a linha de montagem. Ou aquelas sublimes turbinas cromadas que são as jantes.

Mas, o carro que temos perante os nossos olhos é magnético, poderoso, sofisticado. Devia ficar exatamente assim, neste vermelho cereja e com o duplo capô do motor, dividido em duas revivalistas tampas de abertura lateral (estilo asas de borboleta) como nos grandes desportivos nos primórdios do automobilismo. Influências daquela outra deliciosa extravagância que é o Mercedes-Maybach Vision 6 (Paris 2016), também desenhado por Gorden Wagener.

Será desta que a Mercedes consegue afirmar a Maybach? Ali, perante o olhar brilhante de um carro que até promete servir-nos um chá quente com todo o requinte, somos tentados a suspeitar que sim.”

Veja também o Aesthetics Progressive Luxury, a “flecha de prata” do futuro, mostrada na mesma ocasião.

António Amorim/Turbo