Com apresentação marcada para os próximos dias, provavelmente no Salão de Frankfurt, foram agora dadas a conhecer novas informações sobre o Volvo XC40. Responsável pela entrada da marca nórdica no segmento dos crossovers compactos premium, o modelo faz também pela estreia da plataforma CMA, desvendada com os concepts 40.1 e 40.2 que fizeram a antevisão da nova geração dos modelos de menores dimensões da Volvo.
Após já ter confirmado novas soluções de arrumação para o XC40, a Volvo promete não apenas versatilidade mas também segurança, ao anunciar agora que alguns sistemas e equipamentos disponibilizados com as séries 60 e 90 vão agora chegar a esta gama. Segundo é explicado, este automóvel foi desenvolvido sob a filosofia “Ciclo de Vida”, com “uma constante avaliação e melhoria das tecnologias com base em dados extraídos de uma utilização real da viatura”. No caso deste modelo, isto significa a inclusão de diversas capacidades tanto para proteger os ocupantes como as pessoas que se cruzem com o novo crossover compacto. Assim, vão surgir com o Volvo XC40 os sistemas:
Sistema Pilot Assist de condução semi-autónoma
Última geração do Sistema City Safety
Sistema Run-off Road Protection & MitigationCross Traffic alert com travagem automática
Câmara 360° de apoio às manobras de estacionamento
A integração de vários destes sistemas explica-se pelo cariz essencialmente urbano do modelo, pioneiro dentro da gama do fabricante sueco. É o caso das capacidades de travagem autónoma do City Safety, dos alertas de trânsito cruzado e da ajuda visual ao estacionamento. Algumas das mais recentes capacidades incorporadas para a segurança em ambiente urbano (City Safety) tinham já sido desvendadas com o novo Volvo XC60, com capacidade para fazer manobras evasivas de forma a evitar obstáculos.
Além de destacar sistemas como o City Safety e o Pilot Assist e equipamentos como a Câmara a 360º, no vídeo revelado a marca destaca ainda outro elemento fulcral para facilitar a condução urbana nos automóveis modernos. Trata-se do caráter intuitivo da utilização do ecrã do infotainment, reduzindo as distrações e momentos em que se retiram os olhos da estrada. Neste campo são enfatizadas pela marca a organização dos comandos e “atalhos” das aplicações do infotainment do Volvo XC40 e ainda a forma como os botões colocados no volante também ajudam a realizar operações como atender chamadas enquanto se está a conduzir.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.