Imagine um VW Beetle. É giro. Mas este é mais. E é por ser diferente que custa mais três mil euros que o Beetle equivalente, o 2.0 TDI 150 CV DSG Design. O Beetle da fotos, num resplandecente Amarelo Sandstorm, uma das quatro cores disponíveis, chama-se Dune e tem um preço base de 39 378€. Junte-se uma mão cheia de opcionais como a câmara traseira (211€), o sistema de som Fender (643€) ou o teto de abrir (1206€) e chegamos ao total de 44 178€. Inspirado nas séries especiais Baja dos anos 60, Carochas com suspensão levantada desenvolvidos para corridas no deserto, o Beetle Dune convida a desfrutar dos grandes espaços abertos. Com moderação, porque apesar de ter alargado as vias, apresentar cavas de rodas mais volumosas e para-choques e embaladeiras mais robustos, não há tração integral e o ganho de 10 mm na altura ao solo acrescenta pouco ao Beetle normal. Jantes de 18’’, moldura cromada na grelha, proteções inferiores, decalques sobre a pintura e uma generosa asa traseira completam o visual aventureiro.
Por dentro, para além de estofos específicos com costuras contrastantes e dos três mostradores ao centro do tablier, não há novidades a registar. Dois lugares à frente, mas dois atrás, cujas costas podem rebater para ampliar os 310 litros da bagageira. Atrás não há espaço para a cabeça nem para as pernas de adultos, mas è frente a posição de condução é fácil de ajustar. Embora a câmara melhore a visibilidade para trás nas manobras de estacionamento, o ganho de 10 mm na altura ao solo não chega para colocar o condutor em posição dominante sobre o trânsito. Inserções no mesmo tom da carroçaria criam um interior luminoso e diferenciado, ao mesmo tempo que disfarçam a qualidade inferior de alguns materiais.