App vai esticar autonomia de modelos elétricos Volvo

22/10/2021

A Volvo Cars anunciou que, em breve, os condutores do Volvo XC40 Recharge, SUV 100% elétrico, poderão otimizar a autonomia dos seus automóveis graças à nova app Range Assistant.

Esta app será lançada numa versão beta, como parte da mais recente atualização de software Over-The-Air (OTA) para modelos Volvo com sistema de infotainment operado pelo Android Automotive OS da Google.

Com esta última atualização OTA, os clientes destes modelos elétricos podem também esperar uma maior autonomia, graças não só às melhorias dos sistemas de gestão inteligente da bateria e de desempenho de regeneração, “como também à introdução de um cronómetro mais inteligente para pré condicionamento das baterias”, esclarece o fabricante.

App Range Assistant

A app Range Assistant será integrada no sistema de infotainment e indicará uma estimativa da autonomia restante e o consumo de energia em tempo real. Também ajudará os condutores a compreender os principais fatores que afetam a autonomia.

Estará também disponível uma função otimizadora capaz de ajustar automaticamente o sistema de climatização com vista a aumentar o número de quilómetros percorridos, um recurso que será especialmente útil em viagens mais longas, reduzindo assim a necessidade de paragens para carregamento.

A Volvo Cars refere que pretende continuar a desenvolver esta app que incluirá características adicionais como assistência à condução com dicas simples e inteligentes de como ajustar o estilo de condução e a velocidade para atingir mais autonomia.

A app estará disponível através da atualização mais recente de software over-the-air para o XC40 Recharge e será instalada de origem no novo C40 Recharge.

“Através do desenvolvimento interno de software e de atualizações over-the-air, podemos melhorar constantemente os nossos automóveis. A app Range Assistant é um excelente exemplo da forma como podemos desenvolver e aplicar rapidamente novas caraterísticas que melhorem a experiência dos nossos clientes”, salienta Sanela Ibrovic, Head of Connected Experience da Volvo Cars.

A Volvo Cars tem vindo a disponibilizar atualizações de software over-the-air desde o início do ano. Em breve, estas atualizações estarão acessíveis a mais modelos e a mais mercados, informa a marca.

AS ATUALIZAÇÕES OVER-THE-AIR SÃO MUITO CONVENIENTES PARA OS CLIENTES, POIS PERMITEM QUE OS AUTOMÓVEIS ESTEJAM SEMPRE ATUALIZADOS.

A versão mais recente da atualização do software inclui melhorias adicionais nos sistemas de segurança, novas informações sobre o impacto do clima frio na autonomia da bateria e algumas correções de bugs.

Os condutores poderão ver no display central qual a versão do software que estão a utilizar e serão notificados através da app Volvo Cars sempre que existir uma nova versão.

“A Volvo Cars pretende implementar esta última atualização de software no imediato, prevendo ter todos os modelos atualizados onde a mesma se aplique até final de outubro”, declara.