Nike cria modelos de sapatos a partir de restos de materiais

10/02/2020

Com os Space Hippie, a Nike criou o seu calçado com a menor pegada de carbono de sempre – é feito aproveitando restos de fábricas.

A Nike lançou uma nova coleção que aproveita restos de materiais de fábricas. A Nike Space Hippie é uma linha de calçado construída com aquilo que a empresa apelida de “lixo espacial”, ou seja, restos de materiais de fábricas. Esta transformação é “uma expressão radical de design circular“, qualifica a firma.

“Cada detalhe das quatro silhuetas iniciais da coleção Space Hippie, desde a escolha dos materiais aos métodos de produção e embalagem, foi pensado tendo em consideração o seu impacto ambiental”, afirma a companhia.

Para John Hoke, responsável de design da Nike, afirma que o produto “Space Hippie é também uma ideia. Trata-se de descobrir como tirar o máximo proveito, com menos material, menos energia e menos carbono possível”, apresentando “novas ideias para lidar com os resíduos e transformar o lixo em algo bonito”.

“Eu diria que o modelo Space Hippie ataca o ‘vilão’ que é o lixo. Mudou a maneira como olhamos para os materiais e para a estética do nosso produto. E mudou também a forma como abordamos a sua construção” – John Hoke (design, Nike)

“Acreditamos que o futuro do produto será circular,” aponta Seana Hannah, VP Sustainable Innovation da Nike. “Temos de pensar todo o processo: como o projetamos, como o produzimos, como o usamos, como o reutilizamos e como eliminamos o desperdício em cada um dos passos. Estes são os fundamentos para uma mentalidade circular que nos dá as melhores práticas”.

Os Space Hippie 01, 02 e 03 vão estar disponíveis na primavera em SNKRS e SNEAKERS, na Nike House of Innovations e em lojas selecionadas. O Space Hippie 04, um design específico para mulheres, será lançado no verão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.