T-Rex já não vai andar a restos de dinossauro

04/06/2018

A Campagna Motors anunciou que está a desenvolver uma versão 100% elétrica do T-Rex, que é o seu desportivos de três rodas.

A empresa canadiana, fundada em 1988 por Daniel Campagna tornou-se famosa graças ao T-Rex, um desportivo de três rodas, de condução entusiasmante e nome ameaçador, como o conhecido e temível dinossauro.

A Campagna está sediada em Boucherville, na província do Quebec e estabeleceu parcerias de vulto com a BMW e a Harley-Davidson relativas ao fornecimento de motores para os T-Rex e V13R.

Agora o desafio passa por integrar no seu inovador chassis o sistema de motor elétrico e pack de baterias desenvolvido pela Zero Motorcycles, para as suas motos elétricas.

A construtora californiana de motos elétricas é líder global no setor, combinando a tecnologia mais avançada com a manufatura e o design que associamos à paixão pelo motociclismo.

Maior dinanismo e exclusividade

Com esta associação, a Campagna Motors afirma ter conseguido elevar o T-Rex a um patamar mais elevado de eficiência e dinamismo, com a vantagem de não precisar de gasolina.

Segundo a Campagna Motors, a integração do motor, baterias e controladores na plataforma do T-Rex foi realizada sem qualquer dificuldade.

O protótipo foi apresentado no Salão do Veículo Elétrico em Montreal, tendo sido revelados mais dados técnicos.

O T-Rex Electric pesa 1320 kg e os seus dois motores desenvolvem 140 cv e 314 Nm de binário. Os dois pacotes de baterias somam 26 kWh e a autonomia estimada varia entre 298 km em cidade e os 225 km em percurso misto. A Campagna indica um tempo de carregamento integral das baterias entre 2 e 9 horas, dependendo do tipo de carregador.

Com estas especificações, o T-Rex será capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos e terá uma velocidade máxima de 180 km/h.

Comparação com modelo 16S

Como termo de comparação, o T-Rex 16S tem um motor de 1,6 litros, 160 cv, 175 Nm de binário às 5750 rpm e pesa 544 kg. Acelera dos 0-100 km/h em 3,8 segundos, uma velocidade máxima de 210 km/h e uma autonomia de aproximadamente 450 km.

O construtor ainda não informou qual o preço para este modelo, mas o 16S tem um preço base que ronda os 50.000 euros.

No final do verão, será revelado um segundo protótipo, mais próximo da versão final.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.