Universidade de Aveiro com bolsas para doutoramento em alterações globais

18/06/2019

É crescente o interesse pelo conhecimento sobre a diversidade biológica nos seus diferentes níveis de organização e a necessidade de compreensão dos impactos das alterações globais nos serviços dos ecossistemas.

Nesse sentido, o programa doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais da Universidade de Aveiro, que tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do programa de financiamento a programas de doutoramento, está a aceitar candidaturas para a atribuição de 12 bolsas de doutoramento (tipo “bolsa mista”) para o ano letivo 2019/2020.

O programa doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais é proposto pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, em co-tutela com a Universidade de Lisboa e com a participação de várias instituições estrangeiras.

Este foi o primeiro Programa Doutoral em Portugal a abordar a área das Ciências Biológicas na perspetiva das alterações globais, com especial ênfase em aspetos de Biodiversidade e Evolução, Ecologia e relações entre o Ambiente e a Saúde.

As candidaturas devem ser formuladas exclusivamente por correio eletrónico, através do endereço [email protected].

Objetivos gerais do Programa de Doutoramento:

– A compreensão geral das principais disciplinas da Biologia, da Ecologia em particular, e a capacidade para reconhecer as suas interações;
– O estudo do impacto das alterações globais nos sistemas vivos, numa perspetiva ecossistémica, de acordo com os atuais modelos de previsão;
– O enquadramento da investigação científica no contexto dos compromissos e objetivos das organizações internacionais, europeias e nacionais, em matéria de alterações globais;
– O treino de alta qualidade num ambiente de investigação exigente, mas apoiado, contando com a participação de cientistas de nível internacional;
– A formação em métodos e técnicas avançados de análise e investigação aplica­das no campo e no laboratório;
– O desenvolvimento das capacidades de procurar e interpretar informação cientí­fica complexa;
– O desenvolvimento da aptidão para realizar investigação original e capaz de satisfazer o processo de revisão por pares;
– O desenvolvimento da capacidade de concetualizar, desenhar, implementar e gerir investigação científica;
– O desenvolvimento da capacidade para interagir com equipas de investigação interdisciplinares na identificação e formulação de problemas científicos relevantes;
– O desenvolvimento da capacidade de encontrar financiamentos para a realiza­ção de investigação científica de ponta;
– O desenvolvimento da capacidade de apresentar ideias e resultados científicos a audiências especializadas e não especializadas;
– A aquisição de competências na área do empreendedorismo e do autoemprego.