Publicidade Continue a leitura a seguir

App vai ajudar a prevenir atropelamento de animais

As barreiras de rede forçam as aves, como corujas, a voarem mais alto, evitando entrar em rota de colisão com os veículos.
A IP já tem instalado refletores específicos para refletirem a luz dos faróis na direção das áreas exteriores à via e, deste modo, alertar as aves para o perigo ali presente.
Barreiras para encaminhamento de anfíbios para passagens hidráulicas, evitando que atravessem a estrada.
Adaptação de passagens hidráulicas para encaminhamento dos animais terrestres.
Sinal rodoviário especifico para anfíbios que avisa os condutores que estão num troço com grande risco de atropelamento de anfíbios.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Infraestruturas de Portugal (IP) em parceria com a Universidade de Évora, desenvolveu uma aplicação móvel para registo de atropelamentos de animais nas estradas à sua guarda, no âmbito do programa LIFE LINES – Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas.

A particularidade é que são os próprios cidadãos a serem convidados a comunicar os locais em que viram um animal morto na estrada.

A intenção é que com a contribuição dos próprios condutores haja um mais completo mapeamento de animais atropelados. Esse levantamento permitirá que as brigadas da IP mais rapidamente cheguem ao local para removerem o animal, além de possibilitar identificar zonas mais críticas e de maior incidência de atropelamentos de animais. Para esses “pontos negros” para a fauna serão tomadas medidas para minimizar este fenómeno que dizima milhares de animais de diversas espécies, todos os anos.

A APP ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE PARA DISPOSITIVOS ANDROID.

O Watts On esteve na apresentação desta aplicação, com o responsável da direção de engenharia da IP a sublinhar que esta “não é uma simples app, nem mesmo mais uma app”. José Faísca refere que “a app permite obter dados importantes para reduzir a mortalidade de espécies que atravessam as nossas infraestruturas”.

A app pode ser descarregada aqui.

Graça Garcia, bióloga da Direção de Engenharia e Ambiente da Infraestruturas de Portugal e Gestora do Projeto LIFE LINES na IP, declara que a app agora criada vem ao encontro de um conjunto de medidas que a IP já vem tomando, com vista “a mitigar os efeitos negativos da infraestrutura em várias espécies de fauna” com a finalidade de “criação de uma infraestrutura verde de suporte ao incremento e conservação da biodiversidade do território”.

Entre essas medidas já testadas e existentes nalgumas vias, designadamente no Alentejo Central, encontram-se: