A SGS Academy, especialistas em formação e desenvolvimento profissional, alargou o seu portfólio de cursos, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de competências e capacitação em diversas áreas. Uma dessas novas ofertas diz respeito ao hidrogénio.
“Portugal tem demonstrado um forte interesse na temática do hidrogénio como parte da sua estratégia para a transição energética e redução das emissões de gases de efeito estufa. O país reconhece o papel crucial do hidrogénio verde como uma fonte de energia limpa e uma oportunidade para alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade”, contextualizam os responsáveis da SGS Academy.
Estes formadores referem que “dada a sua flexibilidade, o hidrogénio pode ser utilizado nos setores da indústria, transporte, energia elétrica e energia térmica, desde a produção e armazenamento de eletricidade e água potável ao transporte e mobilidade”.
Esta formação em hidrogénio foi, assim, projetada para atender às necessidades do mercado, proporcionando soluções relevantes para os desafios emergentes enfrentados por empresas e profissionais.
No âmbito do PRR, o primeiro aviso para a produção de hidrogénio e gases renováveis, excedeu as expectativas previstas, tendo recebido 41 candidaturas, que totalizam um investimento de 380 milhões de euros. “Este facto atesta o interesse da indústria nacional neste que já é considerado o combustível do futuro”, sublinha a SGS Academy.
“Com as novas formações que lançamos, pretendemos proporcionar aos profissionais conhecimentos fundamentais para garantir a qualidade e conformidade dos produtos em indústrias emergentes, como a canábis medicinal. Além disso, na área do hidrogénio, os nossos cursos possibilitam uma visão aprofundada dos desafios relacionados com este novo combustível, com foco na sua utilização segura em diversas aplicações industriais, e na sua contextualização na área da mobilidade “, afirma Joana Barroso, Business Developer da SGS Portugal.
É com estas premissas em mente que a SGS Academy avança com a ação de formação online “Os desafios do Hidrogénio e a sua utilização segura”, com 4 horas de duração e data prevista para 7 de novembro, que irá explorar as medidas necessárias para garantir a sua utilização segura em diversas aplicações industriais.
Em complemento, o curso A Mobilidade e o Hidrogénio, agendado para 10 e 12 de Outubro, irá focar-se na aplicação da tecnologia do Hidrogénio na área da mobilidade, e é assegurado por Tiago Ramos, New Plataforms e.Mobility Manager da Caetanobus.
“Além desses temas, neste ciclo de formações, abordaremos outras temáticas igualmente pertinentes, como a segurança da informação no setor automóvel e as novas regulamentações para o setor alimentar”, complementa esta equipa formadora.