As app de mobilidade obrigatórias no seu smartphone

13/01/2020

Os smartphones colocam-nos o mundo na palma das mãos e as aplicações são uma espécie de atalhos que nos facilitam a vida, agilizam as tarefas que temos para realizar, tornando a nossa vida mais eficiente.

O Watts On fez um apanhado das “app” de mobilidade que pode instalar no seu dispositivo.

Para cada app que sugerimos, indicamos a plataforma em que está disponível (App Store, Google Play ou, nalguns casos, endereço de web).

ANDA
Aplicação pensada para utilizadores do sistema de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, desmaterializando o título de transporte numa App, dispensando o recurso ao cartão físico do Andante.

 

 

CARRIS

A transportadora da cidade de Lisboa disponibiliza informação em tempo real sobre percursos, carreiras, tempos de espera e as paragens mais próximas. Na app pode planear a viagem.

CHECKMYBUS APP

Esta app pretende facilitar a organização das viagens de autocarro, com um portal de pesquisa e comparação de preços e horários, a partir de qualquer lugar.

 

 

CITYMAPPER

Esta app de transportes está vocacionada para a Grande Lisboa, combinando carreiras e horários para dispor a informação num mapa de navegação que notifica o utilizador de qual a paragem em que deve descer.

 

 

CP

A app dos Comboios de Portugal permite ver horários, escolher lugares e comprar bilhetes para cada serviço da companhia, incluindo Alfa Pendular, Intercidades, Regionais e InterRegionais.

 

 

iMETROPORTO

O Metro do Porto tem também a sua app, com versões em português e inglês. A aplicação disponibiliza mapas da rede e das seis linhas que a integram, com possibilidade de verificar as frequências, os horários e os serviços de cada estação.

LISBOA VIAGEM

Este sistema de informação multimodal da Área Metropolitana de Lisboa agrupa os transportadores da região, com o intuito de fornecer indicações sobre os itinerários a utilizar para se chegar ao destino pretendido.

 

 

MOOVIT

O Moovit é uma aplicação que combina diferentes meios de transporte (comboio, metro, autocarro, elétrico, ferry, trotinetes, motos ou serviços de TVDE), guiando o utilizador do ponto A ao ponto B da forma mais fácil e eficiente, indicando horários e mapas.

 

 

MOVE-ME.AMP

Esta app permite que o utente dos transportes da Área Metropolitana do Porto planeie a sua viagem, ficando a conhecer, antes de iniciar a viagem, a hora a que chegará ao seu destino e os transportes que deve utilizar.

 

 

PICK BY UBIRIDER

Nesta plataforma são combinados um amplo leque de meios de transporte. O intuito é elucidar o utente da melhor rota a escolher. A app informa o utilizador de possíveis atrasos que os transpores possam sofrer.

 

 

PORTO.BUS

A app permite ver quanto tempo falta para o próximo autocarro chegar à paragem, ao nível do distrito do Porto. Usando o código existente em cada paragem, consegue saber-se quantos minutos falta para o bus passar.

 

 

SUPRIMIDOS.PT

Esta ferramenta online dá acesso a informação atualizada sobre os comboios atrasados e suprimidos nas várias linhas ferroviárias do país.

BOLT

A Bolt (anteriormente Taxify) é um operador de TVDE, pelo que através da sua aplicação de transportes é possível solicitar um motorista para um trajeto que se pretenda efetuar. O pagamento é feito através da aplicação.

FREE NOW

A Free Now (antiga mytaxi) é uma aplicação de reserva de táxis. Tal como nos TVDE, a chegada do motorista é acompanhada na app. O pagamento é igualmente feito através da aplicação (com o cartão de crédito ou PayPal).

 

 

ITS MY RIDE

Serviço de táxi que está disponível apenas em Albufeira e áreas circundantes. Com a app aberta, o cliente pode pedir um veículo, recebe informações sobre o condutor, paga com cartão, Paypal ou dinheiro e pode avaliar o motorista.

 

 

IZZYMOVE

Com esta app é possível chamar um táxi, selecionando desde logo o meio de pagamento, tipo de viatura, colocando uma morada de destino para obter uma estimativa. Funcionamento em tudo igual à das plataformas TDVE.

 

 

KAPTEN

A Kapten (ex-Chauffeur Privé) é uma app de transporte que se distingue pelo seu programa de fidelização que recompensa a lealdade dos utilizadores. Na escolha dos veículos há uma categoria 100% elétrica, a Kapten_Electric.

 

 

UBER

A Uber é uma app de partilha de viagens de um operador TVDE. A app usa a sua localização para o motorista saber onde o vai buscar. Através desta app também pode alugar uma bicicleta elétrica Jump.

ACCIONA

App de aluguer de motos elétricas em Lisboa. As motos têm uma potência equivalente às de 125 cc, sendo o pagamento mediante os segundos que usar. A localização, reserva e estado da bateria são feitas através do mapa da app.

 

 

BLABLACAR

Aplicação de boleias, juntando condutores com passageiros para partilhar automóveis. Na app seleciona-se o destino e pesquisam-se os veículos disponíveis. Nesta comunidade de partilha, a viagem em conjunto permite dividir custos.

 

 

BOOKING DRIVE

Esta é uma plataforma de carsharing entre privados. Quem pretender, pode inscrever-se e disponibilizar o seu carro para aluguer em períodos em que não irão precisar dele. Não há verdadeiramente uma app, mas antes um site.

 

 

BIKLIO

A Biklio é uma aplicação portuguesa de aluguer de bicicletas disponível em Aveiro, Braga, Lisboa e Torres Vedras. Quem usar o serviço pode usufruir de descontos em estabelecimentos locais, associados à Biklio.

 

 

CIDADE CICLÁVEL

Esta plataforma promovida pela MUBi exibe num mapa os estacionamentos para bicicletas. A informação disponibilizada no site adapta-se a qualquer ecrã, podendo ser usado como se de uma app se tratasse.

 

 

CIRC

A Circ é um operador de trotinetes elétricas. Os veículos são localizados e desbloqueados por intermédio da app. O utilizador recebe descontos se estacionar de forma responsável as trotinetes em cidades selecionadas.

 

 

DRIIVEME

Serviço de mobilidade cujo pressuposto é alugar veículos por 1€. A intuito é disponibilizar a particulares veículos que necessitem de ser movimentados entre cidades, numa relação de mútuos benefícios.

 

 

DRIVE NOW/SHARENOW

A DriveNow e a Car2go formaram o serviço de partilha de veículos Share Now, uma joint-venture dos grupos BMW e Daimler. Através da app, podem encontrar-se os carros estacionados em lugares públicos nas cidades abrangidas.

 

 

ECOOLTRA

Com est app pode localizar-se, reservar e alugar um motociclo elétrico em oito cidades europeias, entre as quais Lisboa. Neste serviço de ScooterSharing, o utilizador paga pelo trajeto realizado.

 

 

EMOV/FREE2MOVE CARSHARING

A Emov é um serviço de carsharing que opera em Lisboa. Começou por ter modelos 100% elétricos e recentemente integrou na frota o modelo DS 3 Crossback, mudando também a sua imagem para Free2Move Carsharing.

 

 

FROG

Solução de micromobilidade que disponibiliza trotinetes elétricas para deslocações de último quilómetro. Através da app, cria uma conta, encontra no mapa uma “Frog” e lê o código QR para desbloquear o veículo.

 

 

GIRA

Consiste num serviço de bicicletas partilhadas da cidade de Lisboa gerido pela EMEL. A app identifica as “Gira” mais perto, mostrando ao utilizador as estações onde é possível iniciar ou terminar a viagem.

HERTZ 24/7 CITY

Serviço de carsharing da Hertz. Com a app localiza o veículo mais próximo, reserva a viatura e desbloqueia o carro para o poder conduzir. Os procedimentos são idênticos às demais app de carsharing.

 

 

HIVE

Serviço de utilização de trotinetes elétricas. Após criar um registo na app, o utilizador desbloqueia com o smartphone o veículo, digitalizando o QR Code da trotinete. Após estacionar, a trotinete é bloqueada com a app.

 

 

LIME

A Lime dispõe de bicicletas com assistência elétrica e trotinetas elétricas para alugar. Como sucede noutros serviços idênticos, tudo é gerido através da app da empresa: localização, reserva e desbloqueio das viaturas.

 

 

URBI

Caso o utilizador tenha subscrito mais do que um serviço de car sharing, scooter sharing ou bike sharing, esta app reúne a informação, indicando quais os veículos disponíveis das várias modalidades.

 

 

LIVE ELECTRIC TOURS

A Live Electric Tours é uma startup na área do turismo, cujos veículos 100% elétricos que recorrem à Geo localização para dar a conhecer aos turistas a cultura e a história das cidades. Este serviço apresenta-se num site.

 

 

VIA VERDE BOLEIAS

Com a Via Verde Boleias, é possível partilhar o veículo e custos das viagens, encontrando uma boleia ou alguém para ocupar os lugares livres do carro. A app mostra os perfis dos condutores e passageiros e avaliar a experiência no final.

 

 

VOI

Proposta de aluguer de trotinetes elétricas. Feito o registo ana aplicação, o utilizador encontra a scooter mais perto de si, desbloqueando-a, pela leitura do código QR. A viagem encerra com o bloqueio da trotinete feito com a app.

 

 

WIND

Plataforma de scooters elétricas dock-free (isentas de parqueamento) e aluguer de bicicletas para viagens urbanas de curta distância. A app desbloqueia os veículos e o pagamento é via PayPal ou cartão de crédito.

 

 

YOUSHIP

A YOUSHIP é uma plataforma que liga utilizadores (que têm a necessidade de enviar encomendas) e transportadores (que disponibilizam o transporte). O pedido pode ser acompanhado através da app.

CHARGEMAP

App que permite encontrar pontos de carregamento em diferentes países. A plataforma fornece vários detalhes por ponto de carregamento, como tipos de conetor, procedimentos de acesso e críticas da comunidade.

 


ELECTROMAPS

Fornece uma lista dos vários pontos de carregamento de veículos elétricos por toda a Europa. Nos campos de pesquisa pode selecionar o tipo particular de tomada que o seu EV admite.

MIIO

A Miio permite perceber qual é o custo que o utilizador irá pagar nos postos de carregamento de veículos elétricos na rede Mobi.e. A app apresenta os diferentes custos para vários contratos, consoante os comercializadores de energia.

 

 

MOBI.E

A app da rede Mobi.e exibe os postos num mapa por proximidade. Pode consultar o estado e os detalhes de cada ponto (como número e tipo de tomadas). Nos postos rápidos (PCR) encontra as taxas de operação em vigor.

 

 

PARKIO – THE PARKING APP

Esta app permite que um condutor interessado escolha, reserve e pague um lugar de estacionamento. Com a app, os utilizadores de veículos elétricos podem também encontrar e reservar pontos de carga.

 

 

PLUGSHARE

Base de dados atualizada de pontos de carga para EV na Europa e América do Norte. Estão listados postos de diferentes redes, incluindo Endesa e Ionity. O filtro do mapa permite selecionar o tipo de tomada.

 

 

PRIO.GO

A Prio fornece a lista dos seus postos de carregamento elétricos, podendo filtrar a sua pesquisa por tipo de tomada, potência e método de pagamento. Se tiver um plug-in, a app permite pagar o combustível, sem sair do carro.

 

 


TESLA

A app da Tesla possibilita monitorizar e controlar os veículos de que se é proprietário. Após transferir e instalar a aplicação, é possível efetuar diversas operações e controlos do carro, como destrancar e conduzir o Tesla sem a chave.

 

 

UVE

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos não tem uma app. Porém, no seu site disponibiliza uma lista (em constante atualização) com o estado de disponibilização dos Postos de Carregamento Rápido em Portugal.

GOOGLE MAPS

A aplicação tem mapas de 220 países e territórios, com navegação orientada por voz para condução, bicicleta e a pé. Permite saber condições de trânsito em direto. As imagens do Street View permitem visualizar melhor os locais.

 

 

WAZE

O Waze é a maior comunidade de condução do mundo. Os utilizadores partilham informações de trânsito e alertas na estrada em tempo real, como acidentes. A app calcula o caminho mais rápido, mediante o trânsito existente.