A Iveco anunciou a sua intenção de fabricar e vender uma nova linha de veículos pesados elétricos, a qual será composta por um camião movido a bateria e outro a célula de combustível, sob a marca Iveco.
Essa decisão surge após o Grupo Iveco adquirir a totalidade da empresa alemã resultante da antiga joint venture Nikola Iveco Europe, conforme comunicado em junho passado.
OS VEÍCULOS DENOMINAM-SE IVECO HD BEV (VEÍCULO ELÉTRICO A BATERIA) E IVECO HD FCEV (VEÍCULO ELÉTRICO A CÉLULA COMBUSTÍVEL).
A FPT Industrial, uma marca especializada em grupos propulsores pertencente ao Grupo Iveco, colaborou no desenvolvimento do eixo elétrico desses veículos. Além disso, as baterias foram fornecidas pela Proterra, enquanto a Bosch contribuiu com a tecnologia de células de combustível e componentes-chave.
Esses veículos elétricos foram projetados desde o início com base na plataforma do camião Iveco S-Way, que passou por um redesenho específico para acomodar ambas as tecnologias de propulsão (célula de combustível e bateria) graças a uma arquitetura modular.
Iveco HD BEV
O camião Iveco HD BEV oferece uma autonomia impressionante de até 500 km e possui uma bateria com capacidade total de 738 kWh (9 módulos), com uma potência de carregamento de até 350 kW. Essas características permitem missões de entrega hub-to-hub, ampla variedade de aplicações regionais e até mesmo missões de longa distância, com possibilidade de carregamento durante as paragens obrigatórias do motorista.
A configuração Artic 4×2 será a primeira a ser lançada no mercado europeu, prevista para o último trimestre de 2023.
Iveco HD FCEV
Já o camião Iveco HD FCEV oferece uma autonomia ainda maior, de até 800 km, com um tempo de reabastecimento rápido de menos de 20 minutos, tornando-o a solução adequada a missões de longo curso no transporte pesado de mercadorias. O veículo pode armazenar até 70 kg de energia utilizável de H2 a 700 bar de pressão. Devido à sua maior quilometragem em comparação com um veículo elétrico tradicional, o Iveco HD FCEV representa uma verdadeira mudança nas missões de longo curso, sem emissões de gases de escape, destaca o construtor.
As primeiras unidades do Iveco HD FCEV serão entregues na França, Suíça e Alemanha no final de 2023, seguindo o cronograma estabelecido no projeto europeu H2Haul, que é cofinanciado pela Parceria para o Hidrogénio Limpo.
Esse projeto tem como objetivo acelerar a implantação de soluções de hidrogénio na indústria de transporte de mercadorias e promover o desenvolvimento em larga escala do mercado de caminhões a célula de combustível nos próximos anos.
Quer o Iveco HD BEV, quer o Iveco HD FCEV são fabricados na fábrica de Ulm, a unidade multimarca do Grupo Iveco localizada na Alemanha. A comercialização e assistência técnica desses veículos serão realizadas através da rede de concessionários da Iveco, composta por 254 pontos de venda em toda a Europa.