Empresa portuguesa Powerdot quer instalar mais de 8 mil postos de carregamento em França

16/05/2023

A Powerdot, empresa portuguesa, está determinada a consolidar a sua presença no mercado francês, anunciando um investimento de 140 milhões de euros até 2025. Nos últimos dois anos, a Powerdot já instalou 1.200 pontos de carregamento para veículos elétricos em solo francês.

Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot, revelou à agência Lusa que esse investimento destina-se a “acelerar o crescimento e melhorar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos” em França.

Atualmente, a Powerdot possui 1.200 postos de carregamento operacionais em França e já instalou 2.500 em toda a Europa. O objetivo da empresa é instalar mais de 8.000 pontos de carregamento até 2025 apenas neste país.

Fundada em 2018, a Powerdot concentra-se em instalar carregadores de veículos elétricos em locais estratégicos onde as pessoas passam a maior parte do tempo, evitando desvios desnecessários nas rotas diárias dos utilizadores.

A EMPRESA BASEIA-SE NO CONCEITO DE “DESTINATION CHARGING”, QUE INTEGRA O CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NOS HÁBITOS DIÁRIOS DAS PESSOAS.

Segundo o CEO da Powerdot, a França é um mercado crucial para a expansão internacional da empresa e representa o maior mercado atualmente. Luís Santiago Pinto afirma: “Estamos comprometidos em continuar a investir neste país, pois é o caminho que traçamos.”

O processo de internacionalização da Powerdot começou em 2020 e, neste momento, a quantidade de pontos de carregamento instalados em França ultrapassa a de Portugal.

Existem várias razões pelas quais a França é considerada um mercado muito interessante para a Powerdot. Luís Santiago Pinto diz que “em primeiro lugar, a procura por carros elétricos tem crescido consideravelmente na França, embora possa ter sido um pouco mais lenta do que em outros países da União Europeia, como a Alemanha ou a Holanda. Atualmente, estamos a testemunhar um enorme crescimento e interesse das pessoas em adquirir veículos elétricos, o que é comprovado pelos números oficiais”.

A POWERDOT TEM UM ESCRITÓRIO EM PARIS E EMPREGA 49 TRABALHADORES.

“Em segundo lugar, observamos um grande interesse por parte do setor privado em França em instalar carregadores em parques de estacionamento de acesso público. Os proprietários dessas instalações veem a sustentabilidade como um dos seus objetivos e consideram que a disponibilização de carregadores nos seus parques de estacionamento se enquadra na sua estratégia”, acrescentou ele.

Por último, Luís Santiago Pinto destacou que o governo francês tem oferecido incentivos e desenvolvido legislação para promover a adoção de mobilidade sustentável ao longo do tempo. A combinação desses fatores, juntamente com o tamanho do mercado francês, torna o país extremamente atrativo para as operações da Powerdot.

A participação da Powerdot no Choose France Summit, um evento criado pelo Presidente francês Emmanuel Macron há cinco anos, é vista com entusiasmo por Luís Santiago Pinto. Neste evento, a empresa terá a oportunidade de apresentar e explicar às grandes empresas internacionais o seu trabalho.