A nova Farizon SuperVAN é um veículo comercial elétrico de ponta, concebido para competir com as principais ofertas do segmento na Europa. Destaca-se pelo seu amplo espaço, resistência, baixo custo de utilização e conforto, apresentando um interior de referência e um design moderno e atraente.
Em Portugal, a Farizon SuperVAN está disponível em seis versões, com capacidades de carga que variam entre 6,95 e 13 m³, peso bruto entre 2.200 e 2.425 kg e uma carga útil entre 1.080 e 1.480 kg, dependendo da versão.
O design da SuperVAN é contemporâneo e aerodinâmico, com um coeficiente de arrasto de 0,29 Cx, o mais baixo do seu segmento. A funcionalidade é evidenciada pela porta lateral deslizante sem pilar B, proporcionando uma largura de abertura entre 1.800 e 2.100 mm. A altura da plataforma de carga é de 550 mm, e as portas traseiras podem abrir até 180 ou 270 graus (opcional), facilitando o acesso e a operação.
Sempre com a unidade motriz no eixo dianteiro, a SuperVAN tem dois níveis de potência disponíveis, entre 170 kW (231 cv) e 200 kW (272 cv). Quanto ao armazenamento de energia, a SuperVAN tem várias possibilidades de configuração, capacidades que variam entre 49 e 82,8 kWh nas baterías de Fosfato Lítio-Ferro (LFP) ou entre 66 e 106,35 kWh nas baterias de Níquel Cobalto Manganês (NCM). O carregamento em corrente alternada (AC) com potência máxima entre 6,6 e 11 kW permite uma carga de 15% a 100% em aproximadamente 7 a 10,5 horas. Em corrente contínua (DC), com potência máxima entre 120 e 160 kW, o tempo de carregamento de 20% a 80% é reduzido para cerca de 30 a 40 minutos.A autonomia varia entre 200 e 398 km (ciclo WLTP), dependendo da configuração da bateria (LFP ou NCM) e do fornecedor (VREMT ou CATL).
SuperVAN e Super-equipada
O equipamento de série da Farizon SuperVAN é um dos seus pontos fortes, incluindo um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã central tátil de 12,3 polegadas com compatibilidade Apple CarPlay. Destacam-se também a tecnologia Drive by Wire, ar condicionado automático, bancos aquecidos e ventilados revestidos em pele sintética, volante aquecido e sistema de cruise control adaptativo, tudo num ambiente que privilegia a sustentabilidade.
Em termos de segurança, a SuperVAN obteve uma pontuação impressionante de 85,52 pontos no EuroNCAP, correspondendo ao selo “Platinum”, garantindo elevada confiança aos consumidores europeus. O modelo integra cerca de 30 sistemas de assistência à condução, incluindo Sistema de Prevenção de Colisão em Cruzamentos na traseira, Alerta de Saída de Faixa, Travagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Dianteira, Cruise Control Adaptativo e Inteligente, Sistema de Informação de Ângulo Morto, Assistência ao Estacionamento, Controlo de Assistência em Descidas e Alerta de Fadiga do Condutor.
A Farizon SuperVAN oferece uma garantia geral de 5 anos, com a bateria coberta por uma garantia de 8 anos, ambas até 200.000 km. Disponível em seis versões distintas em Portugal, os preços começam nos 39.592,68 euros (acrescendo IVA e despesas).
O que pensa o Welectric
Para o mercado português a Caetano Auto, representante em Portugal, escolheu a SuperVAN para introduzir a marca e o seu conceito diferenciado no nosso país. Para já apenas a versão furgão de mercadorias está disponível, mas existe também para transporte de passageiros, que poderá surgir mais tarde. Como é habitual nos veículos profissionais, há uma grande possibilidade de configurações, com comprimentos e alturas diferentes, com importante impacto no volume de carga, no desempenho e na autonomia, bem como, certamente, no preço. Para já contamos apenas com o valor de entrada que, sejamos francos, indica bem o posicionamento pretendido, acima dos modelos mais acessíveis, onde se encontram várias marcas europeias.
Mas desde o design à estrutura de um veículo concebido para ser um elétrico de bateria, estendendo-se a um acolhedor habitáculo com uma apresentação, materiais e requinte dignos de um bom ligeiro de passageiros e a uma quase infindável lista de equipamento pouco habitual em veículos comerciais, há muitas qualidades para serem apreciadas pelos clientes certos.
Esse será o desafio do representante, que vai certamente apostar em colocar os potenciais clientes a fazer test-drives, para poderem apreciar todas as qualidades que este modelo anuncia. Se vai ter sucesso ou não, ainda parece cedo para dizer, mas a aposta é forte, o furgão, para o género, é catita e agora é esperar que os decisores sejam super também, se calhar daqueles que saltam para o volante quando é preciso fazer uma entrega de última hora…