A Hyundai vai passar a oferecer o Bluelink Connected Car Services em todos os seus modelos. A marca coreana começará por lançar este serviço na gama Ioniq, ainda no final deste ano, prosseguindo a sua posterior extensão à restante gama, durante os próximos dois anos.
Os serviços de conectividade Bluelink estão disponíveis para todos os clientes que escolherem o novo sistema de Navegação de Áudio e Vídeo (AVN) a bordo, que é apresentado com um ecrã tátil de 10,25”.
Entre as informações disponibilizadas inclui-se o reconhecimento de voz, reconhecendo até seis idiomas, incluindo o entendimento da linguagem natural, permitindo aos utilizadores pesquisar diferentes destinos, como restaurantes ou estações de serviço.
Os serviços de conectividade da Hyundai utilizam a telemática para transferir dados em tempo real, como informações relativas ao tempo e trânsito, assim como atualizações de estacionamento em tempo real e informações sobre locais de carregamento e de abastecimento de combustível. Esta tecnologia permite que os clientes estejam sempre conectados às suas viaturas, apenas através de uma app para smartphone que não requer a utilização de dados móveis.

Como funciona o Bluelink?
O Bluelink conecta os condutores às viaturas, através dos smartphones que se encontram emparelhados com o software. As funcionalidades desta aplicação permitem ao utilizador verificar o estado da viatura, além de oferecer uma função de controlo, facilitando o acompanhamento da viatura e envio de instruções remotamente a qualquer hora e de qualquer lugar.
A HYUNDAI OFERECE ESTE SERVIÇO GRATUITAMENTE NOS PRIMEIROS CINCO ANOS.
Através do Bluelink, os condutores conseguem manter o controlo da viatura, mesmo quando não se encontram dentro da mesma. A aplicação permite aos utilizadores trancar e destrancar as portas do veículo, mesmo quando já se encontrarem em casa ou a caminho do estacionamento quando terminam o trabalho. Também recebem uma notificação no smarphone caso se esqueçam de trancar a viatura.
Utilizando a função “Find My Car”, os clientes poderão localizar remotamente a viatura numa área lotada, uma vez que a localização da viatura é exibida no mapa da aplicação do smartphone. Ainda em 2019, o “Find My Car” integrará a ativação da buzina e luzes para que os clientes possam ver e ouvir ao longe a sua viatura.
Enquanto isso, a verificação do sistema de diagnóstico da viatura fornece informações importantes aos condutores.
Os utilizadores podem procurar pontos de interesse (POI) ou novos destinos e enviar os resultados da pesquisa diretamente para a navegação do veículo, o que permite configurar uma rota antes do condutor entrar na viatura.
A Funcionalidade “My Trips” fornece as principais métricas, como o tempo, distância, velocidade média e máxima das viagens, permitindo a posterior análise do estilo da condução. Enquanto o recurso “Find My Car” permite ao utilizador localizar a viatura facilmente, caso se encontra em locais desconhecidos.
Evitar receber notificações no smartphone e eCall
O Bluelink ajuda a manter os condutores mais seguros na estrada, evitando que estes recebam notificações no smartphone, caso a segurança da viatura esteja comprometida ou se detetar que as portas ficaram destravadas. O eCall é um recurso padrão, em que além do botão manual, no caso de um acidente mais grave do qual resulte o acionamento do airbag, automaticamente entra em contacto com os serviços de emergência, enquanto fornece assistência aos passageiros.
Serviços remotos adicionais para viaturas elétricas
As funcionalidades do Bluelink evidenciam-se mais em viaturas totalmente elétricas, tais como o Ioniq Electric e o Kauai Electric, e os futuros modelos elétricos e a hidrogénio da Hyundai.
Estes recursos permitem, por exemplo, que os clientes liguem remotamente o controlo da temperatura da viatura, utilizando a aplicação do smartphone, antes de iniciarem a viagem, de modo a que consigam aquecer ou arrefecer o interior da viatura, conforme os dias estejam frios ou quentes, respetivamente.
Através do Bluelink, os condutores de elétricos e plug-in da marca podem carregar as viaturas remotamente, verificar o estado da bateria assim como definir um horário para carregamento.
Também é possível que os condutores de qualquer Hyundai equipado com o Bluelink destranquem as portas da viatura, remotamente, colocando o PIN do utilizador do Bluelink.
Hyundai LIVE Services
Modelos disponíveis
A listagem das viaturas Hyundai que estão atualmente disponíveis com o Bluelink pode ser consultada aqui: https://hyundai.nextgen-technology.net/.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.