Publicidade Continue a leitura a seguir

Governo vai dar incentivo para comprar bicicletas elétricas

O incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões tem como objetivo a redução de emissões de gases com efeito estufa. No entanto, atualmente, apenas abrange viaturas automóveis e motociclos de duas rodas e ciclomotores elétricos que possuam homologação europeia e estejam sujeitos a atribuição de matrícula, com exclusão daqueles classificados como Enduro, Trial, ou com sidecar. Estão assim excluídas (por enquanto) as bicicletas elétricas que são modos de mobilidade sem emissões ou com baixas emissões
As propostas que entraram na Assembleia. Em cima, a versão inicial que o Executivo levou a plenário, antes da discussão na especialidade
Os valores finais do apoio ainda não se conhecem a esta data
Pode dar-se o caso do diploma que formalizará o incentivo saia durante as primeiras semanas de 2019, mas quando tal acontecer, com quase toda a certeza que serão aplicados com efeito retroativo a 1 de janeiro de 2019

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tudo aponta para que o Governo vá incluir na versão final do Orçamento de Estado para o próximo ano a existência de um incentivo para a compra de bicicletas elétricas.

No âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento de Estado para 2019, Bloco de Esquerda, Partido Ecologista “Os Verdes” e o PAN (Pessoas-Animais-Natureza) propõem que a aquisição de bicicletas elétricas receba um incentivo do Estado. O Governo deve aceitar a proposta, devendo entrar em vigor no início do ano, possivelmente com efeitos retroativos a 1 de janeio de 2019.

O Executivo deverá acolher na versão final do Orçamento de Estado para 2019 as pretensões de Bloco de Esquerda, Partido Ecologista “Os Verdes” e PAN (Pessoas-Animais-Natureza) para que a compra de bicicletas elétricas passe a receber um incentivo estatal, à semelhança do que já acontece para os automóveis e motociclos.

Apesar de cada um destes três partidos ter avançado com a sua proposta própria de alteração ao artigo 188º da Proposta de Lei do Orçamento de Estado, inicialmente traçado pelo Governo, todos convergem no mesmo ponto: o incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões deve ser extensível às bicicletas elétricas.

O PAN vai ainda mais longe, tendo entregue no Parlamento uma proposta para que as bicicletas convencionais (sem assistência elétrica) também sejam contempladas por um apoio financeiro do Estado. Contudo, esta última pretensão não deve ser acolhida.

Vejamos o que propõem em concreto Bloco de Esquerda, Partido Ecologista “Os Verdes” e PAN (Pessoas-Animais-Natureza), como alterações à redação inicial delineada pelo Governo.

Na discussão do Orçamento do Estado, em resposta à deputada do Bloco de Esquerda, Maria Manuel Rola, o Ministro do Ambiente confirmou a concordância com a proposta e a garantia do alargamento deste apoio a mil bicicletas elétricas em 2019.

A votação final global do Orçamento de Estado para 2019 acontece a 29 de novembro.