Iveco e Hyundai já têm um autocarro citadino a célula de combustível

08/10/2023

Em julho do ano passado, a Iveco Bus – a marca de autocarros urbanos, interurbanos e de turismo do Iveco Group – e a Hyundai, representada pela sua marca comercial de hidrogénio HTWO, anunciaram, o desenvolvimento de um novo autocarro Iveco Bus a hidrogénio, equipados com o sistema de células de combustível da Hyundai.

“A Hyundai tem sido pioneira e líder na tecnologia do hidrogénio há 25 anos e é um inegável líder mundial na mobilidade e no transporte comercial com células de combustível de hidrogénio. Acreditamos firmemente que esta fonte de energia é um dos pilares fundamentais para alcançar uma sociedade sustentável e estamos muito satisfeitos por partilhar esta visão com o nosso parceiro Iveco Group”, afirma Ken Ramirez, Vice-Presidente Executivo e Diretor do Negócio Global de Veículos Comerciais e Hidrogénio da Hyundai Motor Company. “O pioneiro Iveco Bus E-WAY H2, equipado com os avançados sistemas de células de combustível HTWO da Hyundai, é outro exemplo espelho concreto do nosso forte compromisso de acelerar a transformação líquida zero da indústria e cumprir com a nossa missão de progresso para a humanidade.”

“Estamos muito satisfeitos por apresentar ao mundo o primeiro E-WAY a hidrogénio. Este marco empolgante na nossa jornada de sustentabilidade resulta da bem-sucedida colaboração entre a Iveco Bus e a HTWO e demonstra como podemos, ao combinar os nossos trunfos, promover um sistema de transporte de passageiros que seja amigo do ambiente, ajudando a combater as alterações climáticas e a criar um futuro mais saudável para as gerações futuras”, afirmou Domenico Nucera, Presidente da Unidade de Negócios de Autocarros do Iveco Group.

Agora foi desvendado o E-WAY H2, Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que vem alargar as soluções de emissões zero da Iveco Bus para as cidades, integrando-se numa gama que inclui, atualmente modelos de Veículos Elétricos a Bateria (BEV).

Célula de combustível Hyundai

Este autocarro recorrer a uma célula de combustível desenvolvida pela Hyundai e das suas baterias FPT Industrial.

O sistema de célula de combustível do novo autocarro urbano E-WAY H2 está instalado no compartimento traseiro e é alimentado por quatro depósitos de hidrogénio localizados no tejadilho.

Motor Siemens

Beneficia do motor elétrico Siemens Elfa 3 de 310 kW e de um conjunto de baterias FPT Industrial NMC de 69 kWh, que funciona como extensor de autonomia e permite utilizar menos hidrogénio. O veículo poderá percorrer até 450 km em condições normais de funcionamento.

O E-WAY H2 está equipado com o novo software da Plataforma de Controlo de Veículos Elétricos (eVeCoP – electric Vehicle Control Platform) para otimizar a estratégia de divisão da energia do hidrogénio e alcançar a máxima eficiência.

O novo E-WAY H2 é um autocarro urbano de piso rebaixado com 12 metros de comprimento. Disponível com a opção de duas ou três portas de acesso, pode acomodar até 115 passageiros, de acordo com a legislação local.