Os utilizadores de veículos elétricos, que já estão familiarizados com tarifários bi-horários e estratégias semelhantes que levam em consideração a flutuação dos preços da eletricidade com base na procura, estão prestes a receber uma nova oportunidade para otimizar ainda mais a gestão dos seus consumos. Com as futuras regras que estão previstas serem introduzidas e implementadas para maio de 2024, esses utilizadores poderão aperfeiçoar o uso de energia de forma mais eficaz.
Assim, as principais empresas do setor energético ficarão obrigadas a disponibilizar aos consumidores tarifas de eletricidade com preços variáveis de acordo com o horário, conforme noticiado pelo Jornal de Notícias.
A medida, que faz parte do recém-criado Regulamento de Relações Comerciais do Setor Elétrico e de Gás, abrangerá empresas como a EDP, a Endesa e a Iberdrola, que fornecem energia a mais de 200 mil clientes cada uma.
Seguindo as diretrizes do novo regulamento, as empresas comercializadoras de eletricidade em regime de mercado deverão oferecer opções de preços fixos, indexados e dinâmicos, variando de acordo com o tamanho das suas bases de consumidores.
Conforme detalhado no documento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “as empresas comercializadoras que atendam a mais de 50.000 clientes deverão disponibilizar ofertas com preços fixos e também ofertas indexadas, que se baseiam nos preços dos mercados grossistas. Isso deve ocorrer 90 dias após a entrada em vigor do Regulamento de Relações Comerciais (RRC)”.
Já as empresas comercializadoras que atendam a mais de 200.000 clientes e possuam contadores inteligentes nas suas instalações de consumo deverão fornecer contratos de eletricidade com preços dinâmicos (variáveis por hora), nove meses após a implementação do RRC. Para isso, elas deverão fornecer informações antecipadas aos clientes sobre as vantagens, custos e riscos associados a esses contratos de eletricidade.
Com a disponibilidade de informações sobre os preços da eletricidade que variam de hora a hora, os consumidores ganham um poder significativo de escolha e planeamento. Esta evolução permite não apenas um maior controle sobre os gastos energéticos, mas também abre portas para o aproveitamento de estratégias inovadoras.
ESSAS NOVAS REGRAS ALINHAM-SE COM AS TENDÊNCIAS EMERGENTES NAS GERAÇÕES MAIS RECENTES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS, QUE POSSUEM FUNCIONALIDADES BIDIRECIONAIS.
Deste modo, com a capacidade de obter informações precisas sobre os preços da eletricidade que flutuam ao longo do dia, os proprietários dos veículos elétricos podem otimizar ainda mais os seus padrões de carregamento – podem escolher carregar as suas baterias quando os preços estiverem mais baixos e, por outro lado, podem contribuir para a rede elétrica, injetando energia das suas baterias quando os preços estiverem mais altos.
Essa abordagem bidirecional não apenas beneficia os proprietários de veículos elétricos, mas também contribui para uma rede elétrica mais estável e eficiente. A energia armazenada nas baterias dos veículos pode ser utilizada como uma fonte de reserva durante os momentos de pico de procura, ajudando a equilibrar o fornecimento e a procura de eletricidade.
Estas futuras mudanças regulatórias podem, por isso, incentivar a adoção de tecnologias de armazenamento de energia mais inteligentes e sustentáveis.