Marca de aspiradores vai lançar um veículo elétrico

20/08/2018

A marca de aspiradores Dyson pretende entrar no negócio dos automóveis elétricos. E quer ter um veículo para apresentar já daqui a dois anos.

Percebendo a revolução que os veículos elétricos irão trazer e o potencial de negócio que encerram, a marca de aspiradores premium Dyson também pretende vir a ser vista como fabricante de viaturas elétricas.

Depois de James Dyson, o fundador da empresa, em setembro ter levantado a ponta do véu sobre as suas intenções de lançar um EV, há alguns dados que se conhecem acerca deste projeto.

Assim, a marca tem 400 pessoas a trabalhar no projeto de um carro elétrico para 2020, tendo ainda destinado um orçamento de 2,9 mil milhões de euros para tornar realidade o automóvel.

Entre esse staff, sabe-se que constam alguns elementos contratados à Aston Martin.

A localização de uma fábrica ainda não foi revelada, ainda que Reino Unido, Singapura, Malásia ou China estejam no topo da lista das possibilidades.

Não há, igualmente, dados sobre potência, autonomia, bateria (embora se suspeite que a opção recaia numa solução de iões de lítio de estado sólido) prestações ou mesmo em que segmento se encaixaria esse carro.

“O projeto irá crescer rapidamente a partir de agora, mas neste momento, não divulgaremos mais informações”, aponta James Dyson.

O CEO da Dyson explicava aqui, em setembro do ano passado, as suas motivações para avançar para um automóvel 100% elétrico: a insatisfação face à inércia da indústria automóvel em resolver os problemas de poluição atmosférica.