Michelin revela versão de pneu sem ar para triciclos “last mile”

24/01/2022

A Michelin apresentou o protótipo de um pneu radial sem ar, X Tweel, para veículos de entrega. O pneu foi exibido num triciclo elétrico da Coaster Cycles, uma viatura adequada para entregas “last mile”.

“Sabemos que o passo mais custoso da logística é, muitas vezes, a entrega de última milha. A nossa inovadora solução Tweel solucionou desafios em outros segmentos em que os furos são um problema. Queremos superar estes obstáculos no âmbito da mobilidade urbana, e pretendemos oferecer a melhor solução possível aos clientes, para maximizar o tempo de atividade e minimizar os problemas”, afirma Tony Marconi, diretor de negócios da Tweel.

O fabricante explica que uma das principais vantagens de uma solução de pneus sem ar para veículos de entrega de última milha, como os triciclos eCargo, é a da redução do tempo de imobilização (atrasos nas entregas, custos de reparação, operadores ineficientes), ao eliminar o risco de sofrer furos (não havendo, assim, necessidade de manutenção dos pneus nem reparações de furos).

O PNEU TRAZ VÁRIAS VANTAGENS E ATÉ AUMENTA A AUTONOMIA DO VEÍCULO.

Outros ganhos salientados são a melhoria da segurança/estabilidade (pois a solução Tweel proporciona a estes veículos maior estabilidade em curva, permitindo entregas mais rápidas), a possibilidade de aumentar a capacidade de carga por comparação com as rodas com pneus convencionais, maior duração dos pneus e melhor reutilização e maior taxa de reciclagem no final da vida útil.

Outro trunfo passa pelo acréscimo de autonomia graças à menor resistência ao rolamento.

Ainda que esta solução em concreto ainda não esteja disponível no mercado, a gama Michelin X Tweel já conta com soluções específicas para minicarregadoras, carros de golf, veículos UTV e maquinaria corta-relva.

Agora, surge este novo passo com a sua utilização por parte dos veículos da empresa norte-americana Coaster Cycles que vão receber estes pneumáticos, como salienta Jesse Bartholomew, responsável de produto da Coaster Cycles: “Os pneus radiais sem ar da Michelin ajudarão os nossos clientes a realizar entregas mais seguras, eficientes e rápidas, sem tempos de imobilização. Estamos orgulhosos da nossa parceria com a Michelin num projeto tão emocionante”.

Um pneu radial sem ar Michelin X Tweel integra numa única unidade o atual conjunto de pneu e roda convencionais. Não é necessário utilizar um complexo equipamento de montagem, e, uma vez instalados, não é necessário controlar a pressão.

“A transferência de energia que se produz nos braços fabricados em poli-resina ajuda a reduzir o efeito de ‘ressalto’ associado aos pneus com ar, ao mesmo tempo que proporciona ótimas caraterísticas de comportamento. Foram concebidos para funcionar como as rodas com pneus convencionais, sem os inconvenientes e o tempo de imobilização provocados pelos furos”, afirma a Michelin.