Um protótipo para um novo tipo de trilho para metro de superfície feito de relva e outras plantas rasteiras foi introduzido em Canberra, capital da Austrália.
Localizado no National Arboretum Canberra, este é um protótipo de uma “Via Verde ferroviária” a ser usada na fase 2A do metro de superfície (Light Rail Stage 2A) que ligará ao Parque Commonwealth.
ESTA OPÇÃO POR TRILHOS VERDES FAZ PARTE DA VISÃO DAS AUTORIDADES DESTA CIDADE PARA CRIAR RUAS SUSTENTÁVEIS NO CENTRO DA CIDADE.
“Os trilhos verdes são áreas onde a linha do metro de superfície fica dentro de um leito de relva ou plantas especialmente selecionadas em vez de concreto. Esses trilhos neutralizam o efeito de ilha de calor urbana, reduzem o brilho, absorvem mais água da chuva e contribuem para a redução do ruído”, aponta Christopher James Steel, ministro dos transportes australiano.
Este tipo de trilhos não é novo, sendo possível de encontrar nalgumas cidades europeias, mas Canberra quer apostar nesta solução para melhorar a qualidade do ambiente local.
Condições climatéricas difíceis
O objetivo é perceber se a mesma vegetação pode ser replicada ao longo de várias seções da rede ferroviária leve de Canberra e florescer apesar do clima rigoroso de Canberra.
“Canberra é notoriamente um lugar muito difícil para plantar qualquer coisa por causa das condições do solo e do clima único aqui. Faz frio no inverno e muito calor no verão, por isso queremos ter certeza de que o resultado final seja exaustivamente testado para minimizar o risco de o projeto não entregar um resultado de alta qualidade”, explica o ministro.
“O protótipo irá crescer e testar a plantação de trilhos verdes no Arboretum, com toda a infraestrutura de apoio necessária para simular o ambiente onde ficará a futura laje do metro de superfície na cidade”, complementa Steel.
Serão três secções verdes a criar no futuro, as quais estenderão a rede de metro de superfície em 1,7 km: uma seção será plantada ao longo da Northbourne Avenue, outra na Commonwealth Avenue e outra no Circuito de Londres, em frente ao Melbourne Building.
“A construção do protótipo de 20 por 30 metros inclui secções de carris de aço e a infraestrutura necessária para suportar a via férrea ligeira, como subestruturas de betão e um sistema de localização de veículos”, afirma o ministro.
“O protótipo inclui ainda infraestruturas de apoio que serão aplicadas no projeto final incluindo muros de contenção e outros acabamentos. Para garantir que estamos a obter os melhores resultados para a nossa cidade, como parte deste projeto, testaremos diferentes misturas de relva e sistemas de irrigação, submetendo-os a um stress rigoroso em diferentes temperaturas e tipos de solo”, reforça o governante.
“Convido a comunidade a ir ao National Arboretum para conferir o protótipo e ter uma ideia de como serão nossos futuros trilhos de metro ligeiro ao longo do alinhamento da cidade ao Commonwealth Park quando for inaugurado em 2028”, afirma o ministro.