Opel Corsa Rally Electric estreia-se em Portugal no Caramulo Motorfestival 2023

08/09/2023

A Opel vai estar presente na 18.ª edição do Caramulo Motorfestival 2023, de 8 a 10 de setembro, fazendo a estreia em Portugal de um dos seus modelos de ralis mais recentes e que está a maravilhar o mundo dos ralis: Opel Corsa Rally Electric, proposta com uma potência de 100 kW/136 cv e um binário de 260 Nm. Exemplificativo da tendência eletrificada que o desporto automóvel está a tomar, esta unidade 100% elétrica, irá estar em destaque no espaço da estrutura da Sports & You, entidade que, entre outros, tem a seu cargo, no nosso país, a ativação dos produtos e serviços do universo da Stellantis Motorsport.

Nesse sentido, é Bernardo Sousa, um dos pilotos que defende as cores de uma outra marca deste grupo industrial no Campeonato de Portugal de Ralis 2023, que assumirá o papel de condutor, ao longo das múltiplas sessões de co-driving que estão programadas ao longo dos três dias deste evento (8 a 10 de setembro), e para as quais se podem habilitar os visitantes do espaço desta equipa de motorsport, aqui partilhado com a Opel Portugal, naquela que é uma das maiores concentrações deste tipo no nosso país.

“O Corsa Rally Electric foi concebido como a plataforma ideal para a entrada nos ralis, estando dotado de um motor elétrico, com uma potência de 100 kW/136 cv e 260 Nm disponíveis a partir da imobilização. Enquanto o motor elétrico, o inversor e a bateria foram retirados do veículo de produção, recorreu-se às melhores soluções tecnológicas de competição, em especial em áreas relevantes, em prol da segurança. A igualdade absoluta de performance é um componente elementar deste conceito, que tem como objetivo proporcionar aos jovens pilotos uma introdução perfeita ao mundo dos ralis profissionais”, refere Vincent Lehoucq Brand Manager OPEL Espanha e Portugal.

As encomendas para exemplares do Opel Corsa Rally Electric deverão ser colocadas através da Sports & You, distribuidora oficial dos produtos e serviços da Stellantis Motorsport Racing Shop para Portugal e Espanha. Acrescente-se que em versão “pronta a correr”, esta unidade tem um custo indicativo de 54.900 euros (IVA não incluído). Informações adicionais podem ser solicitadas através do email [email protected].

Novo Opel Corsa Electric

O Opel Corsa Rally Electric já esta a mostrar o novo design do novo Opel Corsa Electric na sua expressão mais desportiva. O Novo Corsa Electric estará disponível na rede oficial Opel em Portugal no mês de outubro, mas já pode ser configurado e encomendado por um preço a partir de 34.170€.

A ADAC Opel Electric Rally Cup 2023

Está, presentemente, a decorrer, a terceira época da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe”, aquela que é, até à data, a única copa monomarca de ralis com base em automóveis elétricos a nível mundial, continuando a ter como base o Campeonato Alemão de Ralis, associando-lhe incursões em ralis de países vizinhos, num total de oito provas.

“A ADAC Opel Electric Rally Cup ‘powered by GSe’ representa um vislumbre de um futuro inovador no desporto automóvel. Herdeira da anterior iniciativa ADAC Opel Rally Cup, que decorreu de 2013 a 2018, aquela que é primeira copa monomarca elétrica de ralis do mundo nasceu em 2021, então desbravando um território desconhecido em todos os aspetos. Com este feito pioneiro, a Opel Motorsport não só impulsiona a eletrificação dos ralis, como combina a sustentabilidade e a eficiência típicas da Opel com uma elevada dinâmica e emotividade, apostando na dinamização dos jovens talentos dos ralis do futuro”, refere Vincent Lehoucq Brand Manager OPEL Espanha e Portugal.

Informações adicionais sobre a ADAC Opel Electric Rally Cup podem ser consultadas nos portais da Opel Motorsport e da ADAC Motorsport.

Opel Corsa Rally Electric – Características Técnicas
  • Motor elétrico: Síncrono (standard)
  • Potência: 100 kW/136 cv
  • Torque: 260 Nm
  • Armazenamento da energia: Bateria de iões de lítio, com 50 kWh
  • Travões: Pinças de 4 pistões com discos de travão dianteiros ventilados de 332×28 mm, discos de travão traseiros de 264×12 mm, circuito de travagem/pressão hidráulica ajustável na traseira, controlo de travagem adaptado com recuperador, travão de mão fly-off hidráulico
  • Jantes: BRAID, 7 x 17 polegadas; ET20
  • Chassis: Carroçaria de baixo peso (em branco), gaiola de segurança soldada, proteção inferior para o motor, transmissão e bateria de alta tensão sistema, com sistema de extinção de incêndios acionado eletricamente, bateria seca (de série no compartimento do motor)
  • Exterior: trincos de abertura rápida do capot e do portão traseiro, olhais de reboque
  • Transmissão: Tração dianteira com diferencial de deslizamento limitado
  • Suspensão: Amortecedores Bilstein rally; chassis McPherson com suportes uniball à frente
  • Direção: Direção assistida elétrica
  • Elementos eletricos a bordo: Hardware e software adaptados à arquitetura eléctrica da série
  • Programa eletrónico de estabilidade (ESP), controlo de tração (TC) e sistema de travagem antibloqueio (ABS) desativados
  • Opcional: ecrã adicional com data logger
  • Sistema de aviso de segurança de alta tensão (HV) recentemente desenvolvido
  • Opcional: tripmaster e luzes adicionais / visão noturna
  • Dimensões:
  • Comprimento: 4.060 mm; Largura: 1.765 mm; Altura: 1.435 mm; Distância entre eixos: 2.538 mm
  • Peso: cerca de 1.480 kg.