Opel já tem uma versão caravana do elétrico Zafira-e Life

30/08/2022

A pensar nas férias de 2023, a Opel revelou, numa parceria com os especialistas em campismo urbano da Crosscamp, um protótipo de um Zafira-e Life disponível numa versão caravana, a Crosscamp Flex.

A bateria de tração de 75 kWh de iões de lítio (localizada debaixo do piso para poupar espaço) permite viagens mais longas, com uma autonomia de condução de até 322 quilómetros no ciclo WLTP.

Esta versão caravana estará em exposição no Caravan Salon deste ano em Düsseldorf, de 26 de agosto a 4 de setembro, no stand D42 no salão 16.

O carregamento pode ser feito através de uma wallbox, carregamento rápido ou um cabo para tomadas domésticas.

Utilizando 100 kW de corrente contínua (CC), são necessários cerca de 48 minutos para que a bateria chegue a 80 por cento do estado de carga. Para preservar a energia na bateria de tração para a condução, uma bateria auxiliar de 95 Ah a bordo fornece eletricidade para a iluminação, uma caixa de refrigeração e uma tomada USB para carregar outros consumidores, tais como smartphones ou câmaras fotográficas.

Versão elétrica com equipamento de caravana

Como qualquer Crosscamp, o Crosscamp Flex totalmente elétrico tem tudo o que é necessário para uma viagem relaxante. O equipamento inclui bancos dianteiros que rodam 180 graus, uma kitchenette, um lavatório, um fogão a gás e armários equipados, bem como recipientes para água potável e águas residuais. Graças ao banco traseiro que rapidamente se transforma numa cama de casal e mais duas camas sob o teto elevatório, o Crosscamp Flex pode acomodar quatro pessoas.

O Crosscamp Flex totalmente elétrico irá juntar-se às variantes Crosscamp com motor Diesel em 2023. A marca planeia também oferecer a caravana urbana elétrica na versão Crosscamp Lite.