O Opel Rocks Electric é um puro veículo urbano. A cidade é, assim, o seu meio natural e o mais radical que o seu utilizador pode aspirar será conseguir estacionar num local onde nenhum outro automóvel cabe. Já não é mal, claro, porém, em matéria de emoções não há muito mais a apresentar. No entanto, na Opel houve quem não pensasse assim e se dispusesse a concretizar o desenho criativo de um jovem estudante de design industrial, fazendo nascer o Opel Rocks e-XTREME.

 

Trata-se de um “one-off” 100% elétrico que nasceu de um desafio de design e que foi acompanhado de perto pela produção de conteúdos “Making-of” da marca alemã.

“Mobilidade urbana de nível superior. Um veículo elétrico com ‘wow factor’”; foi também o que o júri do #OpelDesignHack pensou, há alguns meses, ao eleger o concept de Lukas Wenzhöfer como o vencedor do desafio.

Na etapa seguinte, a Opel levou à letra o slogan do desafio – “Tu desenhas, nós construímos” – e transformou o design em realidade.

Rebecca Reinermann, Vice-Presidente de Marketing da Opel/Vauxhall, refere que “com o #OpelDesignHack tomámos um novo caminho de interação e comunicação. A Opel abriu as portas, normalmente fechadas, da indústria e – de forma acessível e transparente – permitiu que a comunidade Opel participasse na construção de um ‘concept’. O resultado é o Rocks e-XTREME, uma versão única e muito divertida do nosso Rocks Electric”.

NAS PRÓXIMAS SEMANAS E MESES, ESTE EXEMPLAR ONE-OFF VAI ENTRAR EM DIGRESSÃO PELA EUROPA.

O estudante de design industrial Lukas Wenzhöfer quis transformar o quadriciclo ágil e totalmente elétrico num veículo de diversão todo-o-terreno com o chamado “wow factor”. “A capacidade todo-o-terreno promove a sensação de liberdade para poder chegar a qualquer destino. E a maior desportividade promete uma diversão de condução extra para mostrar que a mobilidade elétrica é mais do que apenas uma solução sensata”, explicou Wenzhöfer.

Uma tarefa desafiante a que os engenheiros da Opel se propuseram nos últimos meses, uma vez que pretendiam manter-se o mais próximo possível do modelo 3D ao construir este one-off. As características incluíam rodas salientes, braços duplos à frente e um arco de proteção em caso de capotamento em amarelo brilhante.

O Opel Vizor também foi reinterpretado e equipado com luzes dianteiras LED e o logótipo Opel realçado em azul-turquesa. Para manter o peso baixo e complementar o desempenho do motor elétrico, o Vizor e os guarda-lamas foram produzidos através de impressão 3D.

Outro destaque é a proeminente asa traseira feita de carbono, uma asa original do Vectra GTS V8 que agora ostenta o emblema “e-XTREME” e o número de série “001”.