Partilha de carro para ver concerto de Taylor Swift cresce 40%

23/05/2024

Os grandes artistas musicais movem multidões de fãs, independentemente do local onde cada concerto se realiza. A atuação que Taylor Swift fará em Portugal, no Estádio da Luz, nos dias 24 e 25 de maio, não foge à regra, mas o interessante é o modo como muitos dos que virão ao concerto da mediática Taylor Swift optarão por se deslocar em meios de transporte mais eficientes, mais concretamente autocarro e carpooling/car sharing.

 

A BlaBlaCar, plataforma multimodal de carpooling que conta com mais de meio milhão de utilizadores em Portugal, registou incrementos de atividade de quase 40% nos autocarros que chegarão durante esta semana ao distrito de Lisboa.

Na linha de bus que liga as cidades de Madrid e Lisboa, a atividade cresceu 36% em comparação com uma semana normal de atividade. As viagens deste eixo contam com duas frequências diárias de quinta a segunda, e os preços dos bilhetes podem conseguir-se desde 11.99€. Os dias com mais atividade serão a quinta 23 de maio, no eixo Madrid-Lisboa, e o domingo 26 no eixo Lisboa-Madrid.

Por seu lado, a linha entre Cascais e Madrid, que conta com paragens em Lisboa, Setúbal, Badajoz e Mérida, registou 50% mais de atividade que na semana de 13 de maio. A rota Madrid-Sintra, passando por Cáceres e Lisboa, incrementa em 22% o seu número de passageiros. Ambas têm frequência de quinta a segunda, e o dia no qual se prevê mais atividade será o domingo 26 de maio.

Carpooling aumenta 40% com concerto

Também cresce 40% a atividade em carro partilhado, uma forma de viagem utilizada para chegar a Portugal. O preço médio destas viagens é de 19€ e os lugares de origem mais populares são Lisboa, Porto, Maia, Coimbra e Faro. A distância média que será percorrida nos trajetos partilhados será de 360 km e serão ligados de forma direta mais de 70 municípios de Espanha e Portugal com Lisboa, local da atuação da cantora. A funcionalidade Boost da BlaBlaCar, que permite ligar localidades para as quais não se deve desviar da rota principal, sendo possível apanhar passageiros em pontos recomendados, torna mais eficiente estas viagens.

Nas palavras de Florent Bannwarth, diretor de operações da BlaBlaCar em Espanha e Portugal, “os incrementos de atividade para esta semana tanto em autocarro como em carro partilhado são um bom exemplo de como entendemos a complementaridade do transporte na BlaBlaCar. Ao passo que os nossos autocarros oferecerão serviço nos próximos dias aos fãs de Taylor Swift que procuram chegar a Lisboa desde grandes cidades, o carro partilhado permitirá a pequenas localidades que não têm tanta afluência de viajantes chegar de forma direta, eficiente e sustentável”.