Publicidade Continue a leitura a seguir

Polestar 3 desvendado: encomendas abertas, mas SUV só chega no fim de 2023

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Polestar revelou oficialmente o Polestar 3, um SUV elétrico, de 5 lugares com capacidade até 380 kW e 910 Nm.

De acordo com a marca, os materiais utilizados no interior do Polestar 3 foram selecionados pelas suas características sustentáveis, nele se incluindo os materiais biológicos da MicroTech, com couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.

O Polestar 3 chega numa configuração com motor duplo e potência adicional na traseira. A versão standard apresenta-se com 360 kW e 840 Nm. Com o Pack Performance opcional é possível um acréscimo até 380 kW e 910 Nm.

O one-pedal drive ajustável está também incluído, bem como a função elétrica TVDC – Electric Torque Vectoring Dual Clutch no eixo traseiro – uma evolução da tecnologia inicialmente apresentada no Polestar 1.

O Polestar 3 possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico traseiro, permitindo que o automóvel seja capaz de funcionar somente com o motor elétrico dianteiro economizando assim energia em determinadas circunstâncias.

Autonomia até 610 km

O pack de baterias de 111 kWh fornece uma autonomia ao Polestar 3 de até 610 km em ciclo WLTP (dados preliminares). A bateria de iões de lítio apresenta uma célula de design prismático incluído num compartimento de proteção de alumínio com reforço em aço boro e arrefecimento líquido.

O Polestar 3 vem também equipado de série com uma bomba de aquecimento, ajudando o automóvel a precondicionar a climatização e a bateria. O Polestar 3 tem ainda a capacidade de carregamento bidirecional, tendo potencial para, por exemplo, fornecer energia para a rede.

O Android Automotive OS, desenvolvido em parceria com a Google, surge novamente no sistema operativo do automóvel através de um display central com 14.5 polegadas. É uma evolução da tecnologia inicialmente introduzida no Polestar 2 – o primeiro automóvel do mundo com sistema Google integrado – uma revolução na funcionalidade e no design no segmento SUV.

Itens de segurança

O Polestar 3 inclui de série um módulo de cinco radares, cinco câmaras externas e doze sensores ultrassónicos que ajudam a suportar várias das suas caraterísticas de segurança avançada.

Disponível para encomenda no segundo trimestre de 2023, o Pack Pilot opcional com sensor LiDAR da Luminar irá incluir uma unidade de controlo da NVIDIA, equipada com três câmaras, quatro sensores ultrassónicos e limpeza para câmaras dianteiras e traseiras, com capacidade para recolha precisa de dados em tempo real do ambiente ao redor do automóvel. Isto permite um scanning em 3D de grande detalhe que irá preparar o veículo para a condução autónoma.

O Pack Performance opcional apura ainda mais a dinâmica de condução e inclui 380 kW e 910 Nm, com uma performance otimizada para a suspensão pneumática, jantes de 22 polegadas e uma assinatura com detalhes em ‘Swedish Gold’.

Produção na China e EUA

A produção para os mercados deste lançamento inicial deverá começar nas instalações da Volvo Cars de Chengdu, na China, nesta primeira fase a partir de metade de 2023, e irá culminar com as primeiras entregas, previstas para o quarto trimestre do mesmo ano.

A partir de metade de 2024, prevê-se que a produção do Polestar 3 seja também realizada nas instalações da Volvo Cars de Ridgeville, no estado da Carolina do Sul, nos EUA – a partir dessa altura está previsto que a produção para a América do Norte e para os outros mercados mude da China para os EUA. As primeiras entregas provenientes desta fábrica deverão chegar ao mercado a partir do meio de 2024.

No lançamento, o Polestar 3 Long range Dual motor (360 kW, 840 Nm) estará disponível a partir de 94.900 euros. As encomendas estarão abertas on-line a partir de 12 de outubro de 2022 em todos os mercados de lançamento inicial, podendo a lista completa de especificações técnicas ser consultada em Polestar.com/polestar-3.

Datas previstas de disponibilidade:

Mercados de lançamento inicial com entregas a partir do 4º trimestre 2023: América do Norte, Europa, China

Mercados de lançamento secundário com entregas previstas para 2024 (prazos ainda não definidos): Ásia Pacífico, Médio Oriente.