O sistema, na linha do que a BeePlanet fez também com a Cepsa em Espanha, foi instalado num contentor de cerca de seis metros, tendo uma capacidade de 368kWh e está ligado a dois carregadores de 180kW, podendo carregar consecutivamente até nove veículos com recurso a potência mínima da rede.
O projeto “Second Life Batteries” tem como objetivos reduzir as emissões associadas ao ciclo das baterias de veículos elétricos, prolongando a sua vida útil, e diminuindo a potência exigida à rede elétrica pelos hubs de carregamento ultrarrápido, facilitando o desenvolvimento destas infraestruturas.
O “Second Life Batteries” reforça o compromisso da Galp com a eletrificação. Há mais de 15 anos, a Galp instalou o primeiro carregador elétrico numa estação de serviço numa autoestrada europeia. Desde então, a infraestrutura de carregamentos da Galp tem praticamente duplicado todos os anos desde 2020, antecipando as necessidades de um mercado em crescimento acelerado.
“Acreditamos que a mobilidade será crescentemente eletrificada e que a sua adoção em larga escala é indispensável para a redução de emissões. A Galp está na vanguarda da transformação da mobilidade, com projetos inovadores que garantam o acesso a energias e combustíveis cada vez mais sustentáveis a um número cada vez maior de pessoas”, assinala João Diogo Marques da Silva, o administrador executivo da Galp responsável pela área Comercial.
No final do primeiro semestre do ano, a Galp refere ter alcançado cinco mil pontos em operação na Península Ibérica, acrescentando que continuará “a investir para duplicar novamente a sua rede, promovendo a remoção dos obstáculos à adoção de formas mais sustentáveis de mobilidade”.