Protocolo viabiliza formação em Portugal na área das baterias

02/06/2022

A EIT InnoEnergy e a ATEC – Academia de Formação (Palmela) estabeleceram um protocolo para o desenvolvimento no mercado português de formação na área das baterias. O objetivo é apoiar a requalificação dos trabalhadores, fornecendo formação que permita desenvolver as competências necessárias na cadeia de valor das baterias em Portugal.

O setor das baterias tem um valor estimado em 250 mil milhões de euros, para a Europa, em 2025, sendo responsável pela criação de 4 milhões de novos postos de trabalho. Associado a este crescimento está a previsão da necessidade de formação (upskilling e reskilling) de cerca de 800.000 pessoas em toda a Europa.

A EIT InnoEnergy foi nomeada pela Comissão Europeia para coordenar a iniciativa industrial European Battery Alliance – EBA250, na qual estão inseridas as atividades da EBA Academy e cuja missão é educar e formar o capital humano necessário para a transição energética, com especial foco na cadeia de valor das baterias na Europa.

Segundo Mikel Lasa, CEO EIT InnoEnergy Iberia, este protocolo “é um importante passo para a implementação de um plano de requalificação dos trabalhadores industriais em Portugal e colocar o país na linha da frente para satisfazer as exigências do mercado europeu de baterias em rápido crescimento, no qual é necessária uma reforma robusta e liderada pela indústria”.

Toda a cadeia de valor das baterias

A EBA Academy é uma plataforma de serviços de aprendizagem que cobre toda a cadeia de valor das baterias, desde matérias-primas a aplicações e reciclagem, contando já com mais de 30 pacotes de aprendizagem diferentes.

Esta plataforma está já presente em diversos países europeus, como Espanha e França, através de entidades formadoras locais, que adaptarão os pacotes formativos às necessidades locais.

O SETOR DAS BATERIAS TEM UM VALOR ESTIMADO NA EUROPA, EM 2025, DE 250 MIL MILHÕES DE EUROS, SENDO RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DE 4 MILHÕES DE NOVOS POSTOS DE TRABALHO.

A ATEC, através do seu Diretor Geral, João Carlos Costa, destaca que “esta parceria permite disponibilizar ao mercado nacional uma oferta formativa de elevada qualidade, num setor em rápido crescimento, dando continuidade às diversas iniciativas com as quais a ATEC tem vindo a colaborar a nível nacional e europeu”.

A ATEC é uma academia de formação, localizada em Palmela e no Porto, com experiência na formação de ativos e tem vindo a trabalhar ativamente com vários parceiros nacionais e europeus no desenvolvimento de formação para o setor de baterias.