Publicidade Continue a leitura a seguir

Schréder escolhe Portugal para centro de I&D para smart cities

Exemplo de aplicação de uma tecnologia da Schréder, neste caso da Shuffle, um sistema modular de iluminação.
Projeto Schréder na Saint Pierre Square, em Toulouse, França.
Iluminação pública em Lousada, Portugal.
Solução de carregamento para veículos elétricos da Schréder com base numa estrutura de iluminação.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Schréder Hyperion vai instalar em Portugal um centro inteligente para Smart Cities, centrado no desenvolvimento de soluções para cidades conectadas, seguras e sustentáveis.

A Schréder, referência mundial em iluminação pública profissional exterior, escolheu Portugal para acolher o seu novo centro mundial de I&D (Investigação & Desenvolvimento) para Smart Cities, Soluções IoT (Internet of Things), Conectividade 5G, Mobilidade Elétrica e Iluminação Inteligente – Schréder Hyperion.

A Schréder Hyperion contará com uma equipa de engenheiros especialistas em IoT, arquitetos de sistemas e de software, programadores, responsáveis pelo desenvolvimento de produtos, soluções e sistemas inovadores, como é o caso do Shuffle – um sistema modular de iluminação que pode integrar sistemas de controlo, altifalantes, câmaras de vigilância, carregador de veículos elétricos, sinalização, hotspots, banda larga móvel e muito mais.

Aplicações de IoT – Smart Cities

Este género de soluções inteligentes pode interagir com os cidadãos, ajustando a iluminação de uma determinada rua ou espaço fechado às necessidades da comunidade, aproveitando a infraestrutura de iluminação para novas aplicações de IoT – Smart Cities.

Nicolas Keutgen, responsável de inovação da Schréder, salienta que “este é o caminho inteligente para uma Smart City. A Schréder Hyperion vai desenvolver e integrar tecnologias que permitam cidades abertas, fluidas, seguras, conectadas e verdes, para os seus cidadãos e para as autoridades locais”. Keutgen enfatiza: “A iluminação é muito mais do que luz. São as pessoas e a forma como aproveitamos a tecnologia para melhorar as suas vidas”.

Luís Castro Henriques, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), destaca o facto do nosso país ter vindo a conseguir “atrair centros de desenvolvimento e competências cada vez mais especializados e de maior valor acrescentado e a AICEP tem trabalhado ativamente para que estes projetos se concretizem, traduzindo-se em mais postos de trabalho altamente qualificados. A vinda da Schréder Hyperion com um projeto tão inovador como o das Smart Cities é uma excelente notícia para Portugal!”.

A Schréder foi fundada em 1907, estando presente em mais de 35 países. Iniciou a sua atividade em Portugal há mais de 60 anos, em 1956, tendo escritórios em Lisboa e Porto que contam com mais de 120 colaboradores. Possui ainda entre nós duas unidades industriais, de luminárias em Oeiras, e colunas em Alverca.

Projetos de smart cities em Portugal

Visando a criação de infraestruturas de iluminação que desempenhem um papel fundamental na construção de Smart Cities e em futuras redes de comunicação, os profissionais da Schréder já têm vindo a desenvolver projetos no âmbito das cidades inteligentes entre nós.

Alguns casos: