Seat Mii Electric: radiografia a um automóvel elétrico

21/03/2020

O automóvel elétrico tem aumentado a sua presença nas nossas ruas, mas o seu funcionamento continua a gerar perguntas. A pensar nisso, a Seat fez uma espécie de viagem ao mundo dos EV, através do Mii Electric.

Hoje, os veículos carregam-se através de uma tomada na parede de casa. São mais sustentáveis, com um custo por quilómetro inferior e têm as mesmas prestações – ou até melhores. No entanto, saberemos como funcionam os automóveis elétricos?

A Seat assumiu o desafio de explicar alguns detalhes sobre os automóveis elétricos, através de uma viagem pelo Mii Electric.

Eis a radiografia de um EV, segundo a explicação da Seat que partilhamos com os leitores:

1. Tudo começa com a corrente. Corrente alternada e corrente contínua, combinadas… Os veículos elétricos podem ser carregados na rede elétrica doméstica ou numa estação de carga rápida. A diferença é que a rede elétrica doméstica funciona em corrente alternada e um posto de carga rápida funciona em corrente contínua. Por isso são precisas fichas diferentes. “O Mii electric conta com um sistema combinado que aceita os dois tipos de carga. O tempo necessário em casa dependerá da potência que temos contratada ou se usamos as conhecidas wallbox. Se o fizermos nos chamados carregadores rápidos, o tempo de carga pode ser reduzido em mais de cinco vezes”, afirma Francesc Sabaté, responsável pelo desenvolvimento dos sistemas energéticos da Seat.

2. Segurança em alta voltagem. Se o automóvel é carregado através da rede doméstica, com corrente alternada, esta corrente passa primeiro por um carregador situado por baixo do motor através do cabo de carga. Ao tratar-se de um sistema de alta-voltagem, todo o circuito está sob elevada segurança. “As baterias do Mii Electric estão continuamente a analisar os parâmetros de todo o sistema. Se em algum momento de verificação houver uma medição que não cumpra os níveis estabelecidos, o sistema desliga-se automaticamente”, garante Francesc Sabaté.

3. Converter a corrente. O trabalho do carregador é o de garantir que à bateria chegue exclusivamente corrente contínua. Por isso, cabe-lhe transformar a corrente da rede doméstica que é corrente alternada. Se o veículo for carregado com corrente contínua a partir de um ponto rápido, não passa por esta fase e entra diretamente na bateria.

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