Skoda refresca Enyaq que disponibiliza 590 km de autonomia

10/01/2025

O Enyaq foi o primeiro modelo da Skoda a ser projetado de raiz como uma proposta 100% elétrica, a partir da plataforma Modular Electrification Toolkit (MEB) do Grupo Volkswagen. Cinco anos depois, o SUV é renovado, recebendo um restyling, segundo o Design Modern Solid que dá ao modelo a nova Tech-Deck Face e uma nova faixa luminosa. à frente, as letras Skoda substituíram o logótipo no capot.

 

O novo Enyaq surge agora com um equipamento de série mais alargado, incluindo bancos dianteiros aquecidos e volante aquecido, entre outros.

O novo Enyaq propõe duas baterias de diferentes capacidades e três opções de tração: o Enyaq 60 e o Enyaq 85 têm um motor elétrico e tração traseira, enquanto o Enyaq 85x tem um motor adicional à frente e tração integral.

A nova gama Enyaq é composta por variantes SUV e SUV coupé, ambas partilhando a plataforma MEB e uma distância entre eixos de 2766 mm. O eixo dianteiro está equipado com travões de disco ventilados e pinças de um pistão para o Enyaq 60 e de dois pistões para os Enyaq 85 e Enyaq 85x, enquanto o eixo traseiro está equipado com travões de tambor.

O novo Skoda Enyaq está disponível com duas dimensões de baterias e três opções de motorizações elétricas, com potências de 150 kW a 210 kW.

Duas dimensões de bateria e três variantes de potência

A bateria de iões de lítio do Enyaq 60 é composta por nove módulos, cada um com 24 células, o que lhe confere uma capacidade total de 63 kWh. É combinada com um motor elétrico síncrono de 150 kW (204 cv) de ímanes permanentes no eixo traseiro, que fornece um binário máximo de 310 Nm às rodas posteriores. A velocidade máxima é de 160 km/h.

A variante Enyaq 85 também tem um motor elétrico e tração traseira, mas está equipada com uma bateria de iões de lítio de maiores dimensões, composta por doze módulos, com uma capacidade bruta de 82 kWh. O seu motor produz uma potência de 210 kW (286 cv) e um binário máximo de 545 Nm.

O Enyaq 85x também vem com a bateria maior, mas inclui um segundo motor elétrico assíncrono no eixo dianteiro, permitindo tração integral. Este sistema ajusta continuamente a potência transmitida às rodas dianteiras, reduzindo o consumo de energia e melhorando a estabilidade direcional. Ambas as versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h.

O topo de gama Enyaq 85x tem uma autonomia alargada de mais de 590 km.

Tempos de carregamento

Todas as variantes do novo Skoda Enyaq têm as seguintes capacidades de carregamento: até 165 kW para o Enyaq 60 e um máximo de 175 kW para o Enyaq 85x. Tal significa que a bateria maior pode ser carregada entre 10 e 80% em 28 minutos nas estações de carregamento rápido DC. O Enyaq 60 pode ser carregado de 10 a 80% em 24 minutos. Todos os modelos carregam até 11 kW em estações de carregamento AC.

O novo Enyaq também suporta carregamento rápido em carregadores DC, elevando a carga de 10 a 80% em 28 minutos ou menos, graças a uma capacidade de carregamento máxima de 175 kW.

As três opções de motorização estão disponíveis quer para a versão SUV, quer para o Coupé, bem como para as suas variantes Sportline.

Variante Sportline com pormenores em preto

Todas as opções de motorização estão disponíveis para a versão Sportline, que surge dotada de série com faróis Matrix LED e luzes traseiras LED com indicadores de mudança de direção dinâmicos.

A versão Sportline reforça a sua estética desportiva com detalhes em preto. Esta variante apresenta um acabamento em preto brilhante no spoiler dianteiro, nos frisos das janelas laterais e nas barras de tejadilho da carroçaria SUV, bem como nas capas dos espelhos retrovisores em preto metalizado. As letras dianteiras e traseiras também têm acabamento em preto.

Outras características incluem vidros laterais traseiros escurecidos e um vidro traseiro escurecido (SunSet), bem como o logo Sportline na porta da bagageira. O veículo está equipado de série com jantes de liga leve Vega de 20 polegadas em preto metalizado, com a opção de atualização para jantes Supernova de 21 polegadas com igual acabamento.

As encomendas para o novo Enyaq abrem a partir de 9 de janeiro, com preços a começar por volta de 44.000€.