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Toyota liberta 24 mil patentes dos seus veículos eletrificados

Toyota Prius.
Toyota Prius.
Toyota Mirai.
Toyota Mirai.
Fuel Cell.
Unidade de controlo de potência.
Motor Toyota.
Motor elétrico de magneto.

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A Toyota vai libertar de royalties as suas patentes ligadas à eletrificação e oferecer suporte técnico a terceiros para promover o uso generalizado de veículos ecológicos. Motivo: o desenvolvimento de soluções elétricas e híbridas requer muito dinheiro, recursos e tempo e, com esta decisão, o construtor quer acelerar a divulgação destas tecnologias.

A Toyota quer acelerar a eletrificação global de veículos e, nesse sentido, anunciou que irá conceder licenças isentas de royalties a perto de 24.000 das suas patentes (incluindo alguns pedidos pendentes) para tecnologias relacionadas com a eletrificação de veículos.

O construtor japonês irá, igualmente, fornecer apoio técnico baseado em honorários para outros fabricantes que pretendam desenvolver e vender veículos eletrificados com motores, baterias, unidades de controlo e outras tecnologias de sistemas de eletrificação de veículos da Toyota, como parte integrante dos seus veículos.

Ao conceder patentes livres de royalties e fornecer suporte técnico dos seus sistemas de eletrificação de veículos, a Toyota pretende ajudar a promover o uso massificado de veículos eletrificados e, ao fazê-lo, ajudar governos, fabricantes automóveis e a sociedade em geral a alcançar metas relacionadas com as alterações climáticas.

“Chegou a hora da cooperação”

“Com base no grande volume de consultas que recebemos sobre os nossos sistemas de eletrificação de veículos, de empresas que reconhecem a necessidade de popularizar tecnologias de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida e outros sistemas, acreditamos que chegou a hora de cooperação”, disse Shigeki Terashi, membro do conselho e vice-presidente executivo da Toyota.

“Se o número de veículos eletrificados acelerar significativamente nos próximos 10 anos, os híbridos serão a norma, e esperamos desempenhar um papel importante no apoio a esse processo” – Shigeki Terashi, vice-presidente executivo da Toyota.

As patentes livres de royalties são alusivas a tecnologias avançadas encontradas em veículos eletrificados da marca Toyota e Lexus, particularmente aqueles usados em veículos eletrificados com a tecnologia híbrida (HEV). Mais especificamente, as patentes incluídas são para componentes e sistemas, como motores elétricos, unidades de controlo de potência (PCUs) e controladores do sistema. São tecnologias essenciais, que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de vários tipos de veículos eletrificados, incluindo HEVs, veículos eletrificados com a tecnologia híbrida plug-in (PHEV) e veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV).

Mais de 20 anos de investigação

No total, a Toyota irá oferecer aproximadamente 23.740 patentes concedidas ao longo de mais de 20 anos no desenvolvimento de tecnologia de veículos eletrificados.

O período de concessão começará agora e durará até ao final de 2030, refere a Toyota. Os contratos para as concessões podem ser emitidos entrando em contato com a marca japonesa e discutindo termos e condições específicas de licenciamento.

A Toyota já oferece 5.680 patentes ligadas a veículos elétricos a célula de combustível (FCEV) desde janeiro de 2015. Agora, a Toyota adiciona aproximadamente 2.590 patentes relacionadas com motores elétricos, 2.020 patentes associadas a PCUs (Power Control Units – unidades de controlo de potência), 7.550 patentes referentes a controladores do sistema e 1.320 patentes da transmissão híbrida, 2.200 patentes de carregadores e 2.380 patentes de pilha de combustível (elevando o total de patentes relacionadas com a pilha de combustível para 8.060).

“Quanto ao suporte técnico que a Toyota irá disponibilizar baseado em taxas, os detalhes específicos incluem o fornecimento de visões gerais dos sistemas de eletrificação de veículos, guias de controlo e explicações detalhadas dos guias de ajuste para veículos que irão utilizar os sistemas da marca”, explica o fabricante.

Ajudar outros construtores

A orientação que a Toyota irá fornecer, por exemplo, inclui ajudar outros construtores de automóveis a alcançar um elevado nível de desempenho do produto em termos de eficiência de combustível, produção e silêncio, adequados aos veículos que estão a desenvolver. Os serviços serão baseados em contratos e mais detalhes serão fornecidos às partes interessadas.

Ao oferecer patentes livres de royalties e suporte técnico para veículos eletrificados, a marca acredita que existe um grande oportunidade para incentivar o desenvolvimento e a introdução no mercado de veículos eletrificados em todo o mundo, algo que há muito considera uma questão de gestão prioritária baseada na sua forte crença de que os veículos amigos do ambiente só contribuirão para a luta contra as alterações climáticas se forem amplamente utilizados através da redução das emissões de CO2.