Muitos destes já são comuns em automóveis de todos os segmentos, como equipamento de série e, nalguns casos, ainda apenas como opcional. Com estes 11 sistemas, que pode descobrir na galeria de fotos, a União Europeia acredita que vai poder reduzir o número de mortos na estrada, retirando das estatísticas 7300 mortes e 38.900 feridos graves entre 2020 e 2030. Só o sistema de travagem automática de emergência, que já é “obrigatório” para ter cinco estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP, deverá reduzir as colisões em 38 por cento. É considerado mais eficiente a medir distâncias de travagens e a entrar em ação do que o tempo normal de reação humana.
Embora os Estados Unidos não tenham assinado o acordo, alguns destes sistemas já são obrigatórios neste país, como a câmara traseira com deteção de tráfego, que deverá salvar quase 100 vidas por ano. Alguns dos sistemas vão salvar os condutores de si próprios, como o detetor de álcool, que vai bloquear a ligação do motor, e cintos de segurança mais fortes. Um sistema de telemetria vai ser obrigatório para identificar todas as circunstâncias que levem a um acidente. E alguns sistemas são virados para a segurança dos peões e ciclistas, incluindo proteções nas zonas frontais, para absorver a energia de impacto e reduzir o número de dados em caso de atropelamento.
Muitos dos sistemas obrigatórios vão facilitar a passagem para a condução autónoma através de inteligências artificiais. Além da travagem de emergência, as marcas de automóveis também vão ter que instalar cruise control adaptativo ou assistência de manutenção de faixa, em que o carro trabalha a sozinho a virar o volante ou a decidir a velocidade apropriada de circulação.
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