M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Com a quantidade de airbags no habitáculo, estruturas de absorção de energia, sensores, pré-tensores dos cintos, sistemas de travagem de emergência e ajustes automáticos de velocidade, o condutor e os passageiros de um automóvel estão cada vez mais protegidos em caso de acidente. Mas ainda existem situações onde estes podem estar vulneráveis, e a ZF propõe um equipamento adicional: o primeiro airbag exterior para o carroçaria do automóvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O airbag exterior destina-se às zonas laterais do automóvel. Embora as portas tenham barras de proteção, ainda são zonas onde objetos exteriores podem penetrar no habitáculo. A ZF criou um airbag para ser instalado por baixo dos painéis laterais, com 250 litros de capacidade, quase o triplo do tamanho de um airbag lateral do habitáculo. O airbag está equipado com sensores, que detetam quando um acidente é iminente, e é ativado para cobrir os pilares e portas do automóvel. Depois de ativado, o airbag pode ter uma expansão máxima de 30 cm de expansão exterior, nalgumas posições.

Os resultados dos testes feitos pela ZF indicam que o airbag exterior deverá reduzir as lesões dos ocupantes do carro em 20 a 30 por cento, mas a empresa alemã ainda tem que afinar a precisão com que o sistema consegue detetar uma colisão iminente e a velocidade necessária para ativar o airbag a tempo. Com as suas dimensões, pode ser necessário instalar múltiplas bombar de ar para garantir que o airbag consegue ficar completamente cheio quando ativado. O objetivo é que, entre a análise por parte do sistema e o enchimento dos airbags, toda a operação esteja completa em 100 milisegundos, a tempo de impedir o contacto entre o metal dos dois veículos.