M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Apple continua a desenvolver novas tecnologias para carros autónomos, e agora está pronta para apresentar novidades. A sua descoberta mais recente é na área dos sensores, necessários para permitir aos carros sem condutor detetarem outros veículos, pessoas, objetos e outros obstáculos na estrada. E conseguiu fazê-lo de modo mais simples.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Num artigo publicado numa revista científica, dois investigadores da Apple revelaram como conseguem simplificar os sensores dos automóveis autónomos, através da tecnologia VoxelNet. Esta pretende eliminar a necessidade de ter câmaras para captação de imagem, deixando a inteligência artificial a recorrer somente ao LIDAR (semelhante ao radar, mas usando luz laser em vez de som para determinar a distância de um objeto).

A tecnologia VoxelNet foi testada apenas em simulações de computador, mas os técnicos da Apple afirmaram sentir-se encorajados com os resultados da pesquisa, especialmente na deteção de peões e de ciclistas, os mais vulneráveis na estrada. A empresa já fez um pedido às autoridades da trânsito da Califórnia, em abril, para testar este sistema na estrada, mas ainda não recebeu uma resposta positiva.