A Apple continua a desenvolver novas tecnologias para carros autónomos, e agora está pronta para apresentar novidades. A sua descoberta mais recente é na área dos sensores, necessários para permitir aos carros sem condutor detetarem outros veículos, pessoas, objetos e outros obstáculos na estrada. E conseguiu fazê-lo de modo mais simples.

Num artigo publicado numa revista científica, dois investigadores da Apple revelaram como conseguem simplificar os sensores dos automóveis autónomos, através da tecnologia VoxelNet. Esta pretende eliminar a necessidade de ter câmaras para captação de imagem, deixando a inteligência artificial a recorrer somente ao LIDAR (semelhante ao radar, mas usando luz laser em vez de som para determinar a distância de um objeto).

A tecnologia VoxelNet foi testada apenas em simulações de computador, mas os técnicos da Apple afirmaram sentir-se encorajados com os resultados da pesquisa, especialmente na deteção de peões e de ciclistas, os mais vulneráveis na estrada. A empresa já fez um pedido às autoridades da trânsito da Califórnia, em abril, para testar este sistema na estrada, mas ainda não recebeu uma resposta positiva.