Publicidade Continue a leitura a seguir

As 10 ligações de auto-estradas mais complicadas do mundo

Cruzamento de Gravely Hill - Conhecido como o "viaduto-esparguete", faz a ligação entre as auto-estradas M6 e A38 e a saída para Gravely Hill (arredores de Birmingham), desembocando numa rotunda.
Junção de Higashiosaka - Localizada na auto-estrada Kinki, na prefeitura de Osaka, entre Daito e Tsurumi, com duas ligações apertadas, como se fossem um carrossel.
Cruzamento Juiz Harry Pregerson - Parece um simples eixo de ligação entre as interestaduais 105 e 110 em Los Angeles, mas tem várias outras saídas, com mais de 20 faixas em paralelo.
Cruzamento Kennedy - Em vez de um eixo, tem dois, ligando as interstaduais 64, 65 e 71 no Kentucky. A I-65 passa pela Ponte Memorial J. F. Kennedy, daí o nome.
Saída de Arluno - Quando a auto-estrada A4 passa por Milão, existem várias saídas com trânsito complicado. A saída de Arluno é uma delas, com portagem e uma rotunda a sair para a área metropolitana.
Viaduto de Puxi - O único viaduto do mundo com seis níveis, é o ponto de interseção de três estradas diferentes, construídas no que costumava ser o centro histórico de Xangai.
Saída 33 - Mais um bordado, que liga as interestaduais 65 e 695 no estado de Maryland, incluindo uma estrada que não está ligada a este cruzamento, na ponte da Rua Charles em Baltimore.
Ligação de South Bay - Não só é o cruzamento das estradas interestaduais 90 e 93, como também tem saídas diretas para a zona portuária de Boston.
Cruzamento Tom Moreland - Visto de cima, parece um bordado. Liga as estradas interestaduais 85 e 285 a duas estradas locais paralelas, nos arredores de Atlanta.
Ligação de Xinzhuang - Localizada em Minhang, na área metropolitana de Xangai, liga as estradas S4, G60 e S20, com a linha de comboio a passar por cima de todas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ao contrário de estradas normais, as auto-estradas são feitas para andar sempre depressa e não podem ter cruzamentos tradicionais, rotundas, semáforos ou qualquer outro obstáculo. Mas também precisam de intersecções, como qualquer outra estrada. Muitas vezes, há tantas estradas a convergir num único ponto que as soluções encontradas para as ligar são extremamente complicadas, mas são também um milagre de engenharia.