M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Com a chegada dos veículos completamente autónomos no futuro, teme-se a eliminação de muitos trabalhos no setor dos transportes. A verdade é que, mesmo com um camião autónomo, na maioria dos casos ainda seria necessário a presença de uma pessoa para tratar de detalhes burocráticos. Mas existem mesmo ocasiões em que a cabine já não é necessária, pelo que a Volvo Trucks resolveu criar o protótipo Vera, mostrando como poderá ser o camião de transportes sem espaço para o condutor.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A proposta da Volvo para o camião autónomo do futuro leva em conta a necessidade de um ritmo constante de transporte de mercadorias entre ponto A e ponto B. Este tipo de transporte será repetitivo, feito sobre distâncias curtas entre o mesmo posto de abastecimento e o mesmo posto de entrega, e contará com um alto volume de carga. Aqui vai haver menos necessidade de detalhes burocráticos, que teoricamente só terão que ser tratados uma vez por dia e poderão ser feitos de forma remota.

O Vera permite o funcionamento constante de um camião equipado com motores elétricos, comandado à distância através de um centro de controlo. Sem cabine, com o atrelado poderá ocupar menos espaço na estrada, reduzindo o congestionamento. E como é silencioso e não poluente, pode trabalhar a qualquer hora do dia sem incomodar centros populacionais nem contribuir para a poluição atmosférica dos centros industriais.

O camião autónomo da Volvo Trucks também vai estar equipado com sensores avançados, capazes de detetar num mapa a sua posição com uma precisão de centímetros, além de analisar o comportamento de outros veículos na estrada e assumir a velocidade e distância de segurança necessárias. O centro de controlo vai permitir observar a posição do camião, a sua direção, assegurar a exatidão do manifesto de carga e controlar o consumo de energia das baterias.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.