M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os acidentes recentes com automóveis autónomos vieram colocar em causa a capacidade destes veículos de garantir a segurança em todas as situações. Mas investigadore o Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) afirmam ter encontrado uma solução para este problema, que também permite a um carro autónomo circular fora da cidade.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Os testes feitos com veículos autónomos têm sido conduzidos em cidade, onde os sistemas de GPS já podem trabalhar com o mapeamento a três dimensões para fornecer informações bastante completas sobre uma estrada. Com isso, os sensores apenas necessitam de detetar obstáculos, como veículos parados ou pessoas a atravessar a estrada. Fora das cidades, os serviços de mapas e GPS não fizeram este tipo de mapeamento, por não ser financeiramente viável.

Para resolver este problema, o MIT criou o sistema MapLite, que utiliza quase exclusivamente os sensores no processo de navegação, enquanto o GPS serviria apenas para detetar a área geral onde o carro se encontrava. Teoricamente, isto vai tornar mais fácil encontrar certos caminhos escondidos que não estavam mapeados. Quanto aos sensores, o LIDAR vai detetar a distância do carro autónomo aos limites da estrada, bem como irregularidades no terreno, sem necessitar de marcações na estrada, e também vai reconhecer obstáculos com maior facilidade.

A equipa do MIT vai apresentar os detalhes teóricos do MapLite num artigo científico a ser publicado brevemente. No futuro, vai ser necessário resolver um problema já identificado com o sistema, que ainda não é capaz de reconhecer terrenos com inclinações acentuadas. A Toyota faz parte do grupo de financiadores do projeto e forneceu um Prius + para ser usado como “cobaia” nesta experiência.