As campanhas eleitorais são uma forma dispendiosa de convencer as pessoas a votar num determinado candidato político. E sondagens são demasiado morosas para se poder fazer uma análise correta da intenção de voto das pessoas. Mas e se houvesse uma forma de saber as preferências de um grupo de pessoas, só pelos carros estacionados nas ruas?
Esta é a proposta de um estudo feito pelo Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford, que utiliza o Google Street View para identificar as marcas, tipos e modelos de carros estacionados num bairro e usar esses dados para identificar as intenções de voto das pessoas, comparando-os com os dados de votação compilados pela American Community Survey, considerados entre os mais fiáveis.
O objetivo da criação desta inteligência artificial é reduzir o tempo necessário para recolha e análise de dados de uma determinada área. Por exemplo, numa área onde a maior parte dos carros são berlinas, aponta a intenção de voto como o Partido Democrata, enquanto uma maior frequência de carrinhas pick-up aponta para apoiantes Republicanos.