M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os cartazes publicitários são um elemento presente na maioria das estradas, uma fonte de receita conveniente para municípios ou proprietários de terreno. Mas também são aberrações estéticas, escondendo do nosso campo de visão referências visuais importantes na estrada ou simplesmente a beleza da paisagem, seja ela natural ou arquitetónica. A boa notícia é que, num futuro talvez não muito distante, poderão desaparecer da beira da estrada. A má notícia é que vão bloquear outra beleza natural, a luz das estrelas. E como é que vão fazer isso?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Startrocket, uma startup russa, propõe criar os cartazes publicitários mais eficazes do mundo. Um cartaz vai poder ser visto por milhões de pessoas ao mesmo tempo, e vai ser quase impossível escapar deles, pois vão estar bem visíveis e luminosos no céu, montados em órbita da Terra. A inspiração para a criação destes cartazes montados no espaço é a possibilidade de poder chegar a toda (ou quase toda) a população mundial com um único expositor. Este vai ser colocado em órbita, a uma altitude de 400 a 500 quilómetros, e vai permitir à Startrocket colocar três ou quatro mensagens diárias. Estas vão ter uma área visível de 50 quilómetros quadrados.

Para desenvolver a tecnologia, a empresa russa necessita de 25 milhões de dólares (22 milhões de euros) em investimento, para poder encontrar um local de produção até novembro e fazer o primeiro teste e o lançamento oficial em 2021. A tecnologia gerou algum entusiasmo inicial por parte de empresas multinacionais, e até a Pepsi tinha demonstrado interesse em promover a sua bebida energética Adrenaline Rush no lançamento de teste. No entanto, o público reagiu negativamente nas redes sociais, com reclamações que o céu aberto é um bem público e que não devia ser usada para publicidade, pelo que a Pepsi abandonou a ideia.