China acelera programa espacial com novos foguetões

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A China está a preparar novas rampas de lançamentos que lhe vão permitir colocar foguetões fora dos limites da atmosfera terrestre com muito mais facilidades. A CASTC, empresa pública do governo chinês, vai utilizar dois tipos diferentes de lançamento, um a partir de navios em alto mar e outro a partir de um avião de carga.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O foguetão Long March 11, capaz de transportar cargas de 500 kg, vai ser lançado a partir de cargueiros localizados no Equador. Isto vai permitir reduzir a quantidade de combustível necessária para colocar o foguetão em órbita, o que vai trazer a vantagem adicional de poder transportar mais carga.

Também está a ser desenvolvido um novo tipo de foguetão com combustível sólido, que vai pegar 55 toneladas, pelo que vai ser transportado até à alta atmosfera por um avião militar Y20. Este avião de carga vai então lançar o novo foguetão, que está pensado para transportar carga de 100 a 200 kg. Ambos os projetos têm como destino facilitar as viagens para a estação espacial chinesa Tiangong-2.