Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheça as próximas 9 missões da NASA

Plutão e Cinturão de Kuiper – A sonda New Horizons já passou pelo planeta anão Plutão, mas agora vai investigar a variedade de uma das áreas mais obscuras do Sistema Solar: o cinturão de Kuiper, uma ampla zona além da órbita de Urano, onde vários objetos plutóides, asteróides e cometas estão escondidos.
Sonda no planeta Júpiter – A sonda Juno chegou a Júpiter (na mitologia romana, Juno é a esposa de Júpiter, o rei dos deuses) o ano passado, e está perto de completar a sua missão de analisar a composição atmosférica, o que pode indicar pistas para a descoberta da formação da vida em sistemas planetários.
A superfície de Vénus – O planeta Vénus é o mais parecido com o nosso, mas somos mais ignorantes sobre ele do que sobre Marte. Nuves grossas bloqueiam a atmosfera, que se assume ser bastante quente e repleta de dióxido de carbono. O projecto Venus In Situ pretende explorar a superfície do planeta e analisar a composição da sua crosta.
O polo sul da Lua – As viagens à Lua estão paradas há algum tempo, e há muito que ainda não sabemos sobre o nosso satélite natural. Esta missão pretende visitar a Bacia de Aitken, para recolher amostras e regressar à Terra, com o objectivo de estudar a formação do nosso planeta e da Lua.
Viagem a um cometa – Já foram feitas missões a superfícies de cometas, mas estes continuam a ser objecto de estudo. A missão NF4 propõe aterrar num cometa e captar amostras do seu “solo”, a 10 cm de profundidade, preservando a qualidade da água para tentar encontrar componentes orgânicos. Esta é a última missão já aprovada nesta lista.
Observação de Io – Io é uma das quatro maiores luas de Júpiter, observada ainda no telescópio de Galileo Galilei, e uma candidata a albergar vida orgânica. Esta é a primeira missão não aprovada desta lista. O objetivo é investigar a formação de cadeias vulcânicas nesta satélite natural do planeta gasoso.
Preparar colónias na Lua – A Lua é uma candidata a ter colonização humana a longo prazo. Para isso ser viável, a NASA pretende espalhar sondas móveis pela superfície lunar, com o propósito de determinar a sua estrutura interna, atividade sísmica, perdas caloríficas, composição e campos magnéticos.
Novas sondas a Saturno – A NASA já fez viagens a Saturno, o planeta famoso pelo seu anel de detritos. Mas novas sondas são necessárias para analisar a sua atmosfera, onde se espera determinar a sua composição, no que diz respeito tanto a gases nobres como a isótopos de elementos comuns.
Cavalos de Tróia – Este é o nome dado a objetos que partilham a órbita de Júpiter, mas que podem ser asteróides perigosos para a Terra se eventualmente saírem da sua posição atual. O objetivo é aterrar em dois ou mais, para determinar a sua composição, o que pode contribuir para comprovar o processo de formação planetária.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A NASA revelou ao público quais vão ser as suas próximas missões. A agência espacial americana viu o seu orçamento ligeiramente aumentado este ano, e vai sofrer incrementos com o objectivo de levar uma missão humana até Marte. Para já, a NASA vai continuar a explorar todos os cantos possíveis do Sistema Solar. Algumas destas missões vai iniciar novas fases da sua missão, outras vão ser lançadas em breve, e algumas ainda carecem de aprovação.