M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Hyperloop está de volta, com a Hyperloop Transportation Technologies a propor criar a linha Great Lakes Hyperloop, ligando as cidades americanas de Cleveland a Chicago. Esta é uma viagem que, de comboio ou automóvel, demora cerca de cinco horas e meia, mas a HTT propõe fazer esta viagem em apenas 28 minutos. A HTT é uma das várias empresas interessadas na exploração comercial do conceito básico idealizado por Elon Musk, que não controla nem dirige nenhuma das organizações envolvidas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A HTT e a sua associada NOACA (que gere vários sistemas de metropolitano) estabeleceram um consórcio com várias empresas envolvidas na indústria de transportes e com várias universidades para pesquisas a forma mais eficaz e segura de construir o túnel que serviria para transportar as cápsulas entre as duas cidades, e embora o único orçamento previsto seja para o estudo (1200 milhões de dólares, ou 975 milhões de euros), o consórcio está interessado em ficar com um mercado de transporte de pessoas e mercadorias que pode chegar aos 15 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros).

O conceito de Hyperloop já é conhecido, mas ainda não foi testado em larga escala, avançando a passos vagarosos. Trata-se de um tubo de vácuo que será usado para propelir uma cápsula a velocidades estonteantes, com levitação magnética, mas sem causar perigo nem desconforto para potenciais passageiros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.