O Hyperloop está de volta, com a Hyperloop Transportation Technologies a propor criar a linha Great Lakes Hyperloop, ligando as cidades americanas de Cleveland a Chicago. Esta é uma viagem que, de comboio ou automóvel, demora cerca de cinco horas e meia, mas a HTT propõe fazer esta viagem em apenas 28 minutos. A HTT é uma das várias empresas interessadas na exploração comercial do conceito básico idealizado por Elon Musk, que não controla nem dirige nenhuma das organizações envolvidas.

A HTT e a sua associada NOACA (que gere vários sistemas de metropolitano) estabeleceram um consórcio com várias empresas envolvidas na indústria de transportes e com várias universidades para pesquisas a forma mais eficaz e segura de construir o túnel que serviria para transportar as cápsulas entre as duas cidades, e embora o único orçamento previsto seja para o estudo (1200 milhões de dólares, ou 975 milhões de euros), o consórcio está interessado em ficar com um mercado de transporte de pessoas e mercadorias que pode chegar aos 15 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros).

O conceito de Hyperloop já é conhecido, mas ainda não foi testado em larga escala, avançando a passos vagarosos. Trata-se de um tubo de vácuo que será usado para propelir uma cápsula a velocidades estonteantes, com levitação magnética, mas sem causar perigo nem desconforto para potenciais passageiros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.