Publicidade Continue a leitura a seguir

Hyundai mostra sistema de estacionamento autónomo

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Hyundai quer construir automóveis completamente autónomos a partir de 2030, e para atingir esse objetivo, vai começar a mostrar tecnologia para introduzir progressivamente nos automóveis de estrada. O Automated Valet Parking é um sistema de estacionamento autónomo, em que o condutor não precisa de fazer nada para estacionar o automóvel num estacionamento público. Mas há uma coisa que o condutor precisa de dizer ao carro para fazer: recarregar a bateria, com o sistema a mover-se para um espaço de estacionamento com carregamento sem fios e a sair sozinho quando a operação termina, para dar o espaço a outro veículo.

O Automated Valet Parking foi desenvolvido pela Hyundai para lidar com a falta de lugares de estacionamento com carregador para carros elétricos, uma situação que deverá continuar mesmo quando estes forem mais comuns que os carros a gasolina. Deste modo, não é preciso um condutor deslocar-se ao carro para o retirar do lugar de estacionamento assim que estiver carregado. O automóvel simplesmente move-se sozinho e permite uma gestão mais eficiente dos espaços de carregamento num parque de estacionamento público. E como o carregamento é feito sem fios, não é necessária a presença de uma pessoa para operar qualquer tipo de equipamento.

A única coisa que o condutor necessita de fazer é usar um aplicativo de smartphone, onde pode monitorizar o estado da bateria, ordenando ao veículo para procurar um local de parqueamento com carregamento sem fios. Terminado o carregamento, o modelo da Hyundai ou Kia abandona este lugar e procura um lugar normal. Depois o condutor só precisa de chamar o veículo até à sua localização, pelo que nem precisa de se deslocar ao local de estacionamento. Esta tecnologia deverá estar disponível em carros das marcas coreanas até 2025, mas poderá ser introduzido já em 2021 em algumas cidades preparadas para lidar especificamente com tráfego autónomo.