FOTO MIT/CSAIL
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Manter mapas atualizados é uma necessidade de grande importância nos dias de hoje. A rapidez de comunicações e a segurança na estrada exigem esta preocupação, mas mesmo hoje em dia, muitos sistemas de navegação continuam desatualizados, com caminhos em falta e outros que já não existem. Isto acontece porque muito do trabalho continua a ser feito à mão, de forma morosa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Felizmente, o Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) oferece uma solução. O seu Laboratório de Ciências Computacionais e Inteligência Artificial criou um programa de inteligência artificial chamado RoadTracer, que consegue pegar em fotografias tiradas do ar e criar uma reprodução exata de 44 por cento das estradas. Em comparação, o trabalho manual de segmentação de imagens, feito por seres humanos, só consegue ser exato em 19 por cento das estradas.

O RoadTracer pode ajudar serviços como o Google Maps ou qualquer sistema de navegação a manter-se atualizado, e demonstrou ser uma grande benesse em zonas rurais, onde se gasta menos tempo a atualizar mapas, ou em zonas que têm construções constantes, com mudanças de fluxo e direção de tráfego.