M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os mapas usados nos atuais sistemas de navegação são bastante práticos e realistas, raramente induzindo os condutores em erro. No entanto, se estes sistemas são bons para humanos, que estão habituados a trabalhar com poucos dados e usar intuição para preencherem o resto da informação com base no ambiente, são pouco informativos para os futuros carros autónomos. É por isso que uma startup sueca, a Mapillary, quer crair mapas que possam ser lidos pelos automóveis do futuro.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Mapillary vai construir os seus mapas com imagens obtidas em crowdsourcing, diretamente das fotografias tiradas pelos telemóveis de pessoas que passarem por uma rua. Desta forma, vai ser possível manter os mapas atualizados quase diariamente, em vez de esperar um ou dois anos por uma atualização de sistema. Os carros autónomos vão poder ter acesso direto a sinais de trânsito, marcações de estrada e obras temporárias quase diariamente, usando as imagens da Mapillary.

Jan-Erik Solem, chefe máximo da Mapillary, acredita que o seu sistema terá mais sucesso que todas as outras propostas para a criação de mapas com atualizações diária, devido à ligação com os seus utilizadores, usando imagens fornecidas ao estilo da Wikipedia, em vez de sistemas proprietários como o Google Street View. Com o apoio dos seus utilizadores, a empresa sueca já tem acesso a 422 milhões de imagens cobrindo 6,2 milhões de quilómetros em todo o mundo. Estas imagens também já identificaram 186 milhões de objetos importantes para o trânsito.

Mesmo com os carros autónomos a estarem apenas em fase de desenvolvimento, a Mapillary já está em funcionamento, com os seus mapas em uso em Amesterdão, cidades dos estados americanos de Vermont e do Arizona, e Vilnius, capital da Lituânia. A cidade de Clovis, no estado americano do Novo México, é a próxima.