Com a redução da agilidade, a possibilidade de uma queda aumenta com a idade de uma pessoa, e uma das consequências mais prováveis de uma queda é uma fratura nos ossos da bacia. Para mitigar este problema, a Helite, empresa especializada em equipamento de proteção para motociclistas, criou o Hip’Air, um airbag que pode ser usado em andamento, e que previne fraturas em caso de queda.

A equipa de desenvolvimento demorou mais de 10 anos a encontrar a solução ideal para que as pessoas possam andar com um airbag e que este apenas seja ativado exatamente no momento certo. Para isso, foi necessário criar uma algoritmo que detete os movimentos corporais e o balanço natural de um idoso, de modo a que este pudesse ser usado por baixo da roupa e permitisse a uma pessoa mover-se normalmente. Está também equipado com uma bateria necessária para a ativação, e que só necessita de ser recarregada a cada duas semanas.

O airbag está escondido num cinto que é leve e fácil de colocar e remover, sendo feito de nylon para garantir a sua resistência a rasgos. Quando detata uma queda, o sistema ativa o airbag dos dois lados, consistindo em dois sacos que cobrem toda a área lateral da anca até meio do fémur. A ativação dura apenas oito centésimos de segundo, protegendo as zonas mais sensíveis antes de um contacto com o chão, e após a queda o airbag perde o ar devagar até voltar à sua forma normal. Os sacos e a bomba de ar terão que ser substituídos, nese caso.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.