Publicidade Continue a leitura a seguir

Pneu dobrável facilita uso da bicicleta na cidade

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um dos obstáculos ao uso de modos não poluentes de transporte pessoal nas cidades deriva da capacidade de arrumar o transporte facilmente. Mais especificamente, já existem bicicletas em que o chassis pode ser dobrado para aquela ser carregada facilmente, mas o local onde estará guardada vai sempre estar limitado pelo tamanho das rodas. Esta roda dobrável resolve esse problema.

A Revolve é uma proposta de Andrea Mocellin, um inventor italiano que quis criar uma roda que pudesse ser usada numa variedade de meios de transporte, de pessoas e de mercadorias, e que fosse fácil de utilizar e de arrumar. A proposta de Mocelin pode ser usada em bicicletas, cadeiras de rodas e, na sua forma colapsada, em malas de viagem, scooters ou carrinhos de compras.

Na sua forma normal, a roda integra uma jante com uma estrutura dobrável e um pneu sem ar (sem risco de furo), com um diâmetro de 655 mm. A estrutura de alumínio dobra-se em conjunto com partes dos pneu, ocupando apenas 260 mm de comprimento. Isto facilita o transporte manual a arrumação de uma bicicleta e de uma cadeira de rodas. Quando está dobrado, o conector central permite ao Revolve instalar duas rodas pequenas, servindo como base para uma mala de viagem ou aparelhos semelhantes.