M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Repsol também vai entrar no mercado de serviços online de car sharing com a Wible, fazendo concorrência a empresas como a Uber, Lyft, ou seguindo o caminho de construtores automóveis como a Volkswagen (WE), Mercedes (Car2Go) ou Peugeot (emov). E a empresa espanhola de combustíveis também vai ser fiel a uma marca, pois a Wible é uma parceria feita em conjunto com a Kia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Wible vai iniciar as suas operações em Madrid, com a Repsol e a Kia a escolherem a capital espanhola devido a condições geográficas, com trânsito suficientemente fluído, e a setores demográficos que são mais recetivos à chegada de um novo serviço do género. O projeto vai beneficiar da experiência da Repsol nas relações de clientes, enquanto a Kia é uma das marcas preferidas do público espanhol.

A presença da Kia permite recorrer a uma frota de veículos híbridos, que têm emissões poluentes reduzidas. A marca coreana vai fornecer ao Wible cerca de 500 automóveis, podendo aproveitar veículos como o crossover Niro ou a carrinha executiva Optima. Ambas têm versões plug-in, pelo que podem circular durante alguns quilómetros com o motor a gasolina desligado, ideal para uso no centro da cidade.

Com estas condições, a Repsol e a Kia esperam que a Wible se distinga por oferecer serviços diferenciados das suas concorrentes. Ao mesmo tempo, ao escolher um mercado com uma grande população jovem, a nova empresa espanhola de car sharing inicia a sua atividade com uma consciência ecológica que não é garantida do mesmo modo por outras empresas do género.