M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Criar um pequeno jardim ou uma horta não é tarefa fácil, principalmente para quem não tem tempo para o trabalho árduo associado a estas tarefas. Mas plantar um canteiro de modo a crescer uma boa variedade de flores, ou deixar um espaço reservado para criar legumes para uso caseiro fica mais fácil graças à chegada do FarmBot, um robô concebido para ser não ser usado facilmente por qualquer pessoa com um conhecimento reduzido de agricultura, como também pode ser modificado e melhorado por qualquer utilizador.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O FarmBot é o primeiro robô agrícola concebido em open source. Isto inclui não só o software usado para programar as funções do robô, mas também as peças usadas no equipamento. Isto vale não só para os criadores do FarmBot como também para os seus utilizadores, que podem partilhar os resultados de qualquer melhoria feita individualmente à comunidade de utilizadores desta ferramenta. Tanto a variante Genesis como a Genesis XL necessitam de ser montadas em casa, permitindo a um pequeno agricultor familiarizar-se com o seu processo de financiamento. Os preços vão dos 2239 aos 3275 euros, mas também se podem comprar peças individuais para um FarmBot personalizado.

O FarmBoy Genesis pode trabalhar num espaço de 3 por 1,5 metros, enquanto o Genesis XL opera num espaço de 6 por 3 metros. Ambos estão limitados a uma altura máxima de 50 cm para tratamento dos vegetais plantados. Também são fáceis de operar, com um interface gráfico para planear e programar a sua plantação, de um modo muito parecido ao do antigo jogo online Farmville, deixando depois a máquina fazer tudo. O software também leva em conta a idade da planta, para saber quando pode ser colhida ou replantada, e ainda lhe permite fazer planos a longo prazo sobre o que plantar. As peças para sementeira, rega, sensores e tratamento de pragas podem ser montadas e desmontadas conforme a necessidade do utilizador.

Mas o FarmBot não é só para curiosos. Em julho de 2017, os criadores do conceito e de outras ferramentais rivais foram chamados à NASA para participar numa conferência, onde o objetivo foi conceber formas eficientes de fazer vegetais crescerem no espaço para alimentarem astronautas em missões, tanto em estações espaciais como em colónias. Ferramentas compactas como este robô agrícola vão ser necessárias para a produção alimentar.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.